Liturgia Diária – 8 de junho

0
397

Terça-feira da 10ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santo Efrém, o Sírio

Santo Efrém, diácono e Doutor da Igreja (†373). Foi o primeiro Padre da Igreja de que se tem notícia a proclamar-se servo de Maria.

Beata Maria do Divino Coração, virgem (†1899). Pertencia à nobre família alemã Droste zu Vischering. Ingressou na Congregação das Irmãs da Caridade do Bom Pastor e foi enviada ao Porto, Portugal, sendo nomeada superiora da casa. Foi favorecida com visões e revelações de Nosso Senhor, o qual lhe pediu a consagração do mundo a seu Divino Coração.

São Fortunato, Bispo italiano, séc. VI.

São Medardo (†561). Bispo de Noyon, França, trabalhou com todo o empenho para converter o povo das superstições pagãs à doutrina de Cristo.

São Guilherme Fitzherbert, Bispo (†1154). Após ser restituído à sua sé arcebispal de York, Inglaterra, da qual tinha sido injustamente deposto, perdoou seus inimigos e favoreceu a paz.

São Tiago Berthieu, presbítero e mártir (†1896). Missionário jesuíta preso e morto pelos fetichistas em Madagascar.

Beata Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, virgem (†1926). Fundou em Kerala, Índia, a Congregação das Irmãs da Sagrada Família.

Beato João Davy, diácono e mártir (†1537). Religioso cartuxo inglês que, por negar-se a prestar o Juramento de Supremacia, sofreu terríveis torturas e morreu de fome no cárcere, durante o reinado de Henrique VIII.

Beato Nicolau de Gesturi, religioso (†1958). Sacerdote capuchinho, do convento de Cagliari, Itália. Sempre pronto para ajudar os indigentes, estimulou muitos outros à prática da caridade
para com os pobres.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2 Cor 1,18-22

Irmãos: 18Eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é ‘sim-e-não’. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi ‘sim-e-não’, mas somente ‘sim’. 20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu ‘sim’ garantido. Por isso também, é por ele que dizemos ‘amém’ a Deus, para a sua glória. 21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo
e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

Salmo responsorial:  Sl 118(119), 129.130.131.132.133.134.135 (R.135a)

R. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

129Maravilhosos são os vossos testemunhos, * eis por que meu coração os observa! R.

130Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, * ela dá sabedoria aos pequeninos R.

131Abro a boca e aspiro largamente, * pois estou ávido de vossos mandamentos. R.

132Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, * como fazeis para os que amam vosso nome! R.

133Conforme a vossa lei firmai meus passos, * para que não domine em mim a iniquidade R.

134Libertai-me da opressão e da calúnia, * para que eu possa observar vossos preceitos! R.

135Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, * e ensinai-me vossas leis e mandamentos! R.

Evangelho: Mt 5,13-16

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 7 de junho
Próximo artigoLiturgia Diária – 9 de junho
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui