Liturgia Diária – 9 de janeiro

0
104

Tempo do Natal depois da Epifania

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santo Adrião – Igreja de São Vicente, São Sebastião (Espanha)

Santo Adrião, abade (†710). De origem napolitana e muito instruído nas ciências sagradas e profanas, fez do seu mosteiro na Cantuária, Inglaterra, um importante centro de formação para religiosos.

São Felano, abade (†c. 710). Superior do Mosteiro de Santo André, na Escócia, insigne pela vida de grande austeridade.

Santas Águeda Yi, virgem, e Teresa Kim, viúva, mártires (†1840). Águeda, jovem de 16 anos, e Teresa, tia de Santo André Kim, foram presas, flageladas e decapitadas em Seul, Coreia, por defenderem a Fé Católica.

Beato Antônio Fatati, Bispo (†1484). Governou a Diocese de Teramo, Itália, e depois a de Ancona.

Beatos José Pawłowski e Casimiro Grelewski, presbíteros e mártires (†1942). Sacerdotes poloneses enforcados no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Beata Júlia della Rena, virgem (†1367). Ingressou na Ordem Terceira de Santo Agostinho e viveu só para Deus, reclusa numa estreita cela ao lado da igreja de Certaldo, Itália.

Beata Maria Teresa de Jesus, virgem (†1622). Fundou com São Pedro Fourier a Congregação das Cônegas Regulares de Nossa Senhora.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 5,14-21

Caríssimos, 14esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. 15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isso se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, no seu Filho, Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.

Salmo responsorial: Sl 149,1-2.3-4.5 e 6a e 9b (R.4a)
R. O Senhor ama seu povo, de verdade.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * e o seu louvor na assembléia dos fiéis! 2Alegre-se Israel em Quem o fez, * e Sião se rejubile no seu Rei!R.

3Com danças glorifiquem o seu nome, * toquem harpa e tambor em sua honra! 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * e coroa com vitória os seus humildes.R.

5Exultem os fiéis por sua glória, * e cantando se levantem de seus leitos, 6acom louvores do Senhor em sua boca * 9bEis a glória para todos os seus santos.R.

Evangelho: Jo 3,22-30

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, e do qual tu deste testemunho, agora está batizando, e todos vão a ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui