Liturgia Diária – 8 de maio

2
927

Sábado da Quinta Semana da Páscoa

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santo Ácacio, por Trittico di Maestro di Barga – Pinacoteca Vaticana, Museu do Vaticano (Roma)

São Bonifácio IV, Papa (†615). Monge beneditino elevado ao Sólio Pontifício. Transformou o edifício do Panteão numa igreja em honra à Virgem Santa Maria e todos os mártires.

São Bento II, Papa (†685). Sucessor de Leão II, foi insigne pelo seu amor à pobreza, humildade, afabilidade, paciência e liberalidade nas esmolas.

Santo Arsênio, eremita (+ séc. IV ou V). Recolheu-se como solitário no monte Scetim, Egito, onde praticou todas as virtudes.

São Vítor, mártir (†c. 304). Soldado das tropas imperiais de origem mauritana, recusou-se a sacrificar aos deuses pagãos e por isso sofreu vários tormentos, sendo por fim decapitado.

Santo Acácio, mártir (†séc. IV). Centurião do exército imperial flagelado, torturado e decapitado em Constantinopla por ser cristão.

São Viro, missionário (†c. 700). Juntamente com os companheiros Plechelmo e Odgero, desenvolveu, segundo a tradição, um grande trabalho apostólico para evangelizar a região de Roermond, Holanda.

Beato Ângelo de Massaccio, presbítero e mártir (†cerca de 1458). Prior do mosteiro camaldulense de Santa Maria della Serra, Itália, intrépido defensor da observância do Dia do Senhor.

Beata Maria Catarina de Santo Agostinho, virgem (†1668). Religiosa da Congregação das Irmãs Hospitaleiras da Misericórdia em Québec, Canadá. Dedicou-se ao cuidado dos doentes, dando-lhes conforto e esperança.

Beata Ulrica Nisch, virgem (†1913). Religiosa das Irmãs da Caridade da Santa Cruz, na Alemanha, dedicou-se com heroica abnegação aos trabalhos mais humildes.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 16,1-10

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

Salmo responsorial: Sl 99(100),2.3.5 (R.2a)
R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria,* ide a ele cantando jubilosos! R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus,* nós somos seu povo e seu rebanho. R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre,* seu amor é fiel eternamente! R.

Evangelho: Jo 15,18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18″Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isso eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 7 de maio
Próximo artigoLiturgia Diária – 9 de maio
Artigos não assinados

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui