Liturgia Diária – 8 de janeiro

0
113

Tempo do Natal depois da Epifania

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Lourenço Justiniano – Igreja dos Loios, Évora (Portugal) – Foto: Francisco Lecaros

São Lourenço Justiniano, Bispo (†1456). Ilustrou a Igreja de Veneza, Itália, com a doutrina da Sabedoria Eterna.

Santo Apolinário, Bispo (†séc. II). Autor de várias obras contra as heresias e de uma apologia da Religião Cristã, dedicada ao imperador Marco Aurélio.

Santo Erardo, Bispo (†707). Natural da Escócia, propagou o Evangelho em Ratisbona, Alemanha, onde exerceu seu ministério episcopal.

São Severino, presbítero e monge (†cerca de 482). Reorganizou a região da Nórica (atual Áustria), devastada pelos hunos. Reformou os costumes, converteu infiéis, fundou mosteiros e deu instrução religiosa aos que necessitavam.

São Jorge de Koziba, monge e eremita (†c. 614). Originário de Chipre, passou a morar como eremita em Koziba, nas proximidades de Jericó e fundou ali um famoso mosteiro.

Santa Gudélia, virgem (†c. 712). Dedicou-se, em sua casa em Moorsel, Bélgica, às obras de caridade e à oração.

Beato Eduardo Waterson, presbítero e mártir (†1593). Durante o reinado de Isabel I, chegou à Inglaterra para exercer o seu ministério sacerdotal, sendo condenado à morte e enforcado no patíbulo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 5,5-13

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas, a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

Salmo responsorial: 147(147b),12-13.14-15.19-20 (R.12a)
R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

12Glorifica o Senhor, Jerusalém!* O Sião, canta louvores ao teu Deus! 13Pois reforçou com segurança as tuas portas,* e os teus filhos em teu seio abençoou.R.

14apaz em teus limites garantiu* e te dá como alimento a flor do trigo. 15Ele envia suas ordens para a terra,* e a palavra que ele diz corre veloz.R.

19Anuncia a Jacó sua palavra,* seus preceitos suas leis a Israel. 20Nenhum povo recebeu tanto carinho,* a nenhum outro revelou os seus preceitos.R.

Evangelho: Lc 5,12-16

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. 15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui