Liturgia Diária – 7 de maio

0
174

Sexta-feira da Quinta Semana da Páscoa

Leituras da Missa

Santos em destaque

‘Os Bem-aventurados celestes’, detalhe de
‘O Juízo Final’, por Fra Angélico – Museu de
São Marcos, Florença (Itália) – Foto: Divulgação

Santo Agostinho Roscélli, presbítero (†1902). Fundou em Gênova, Itália, a Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Santo Antônio de Kiev, eremita (†1073). Nascido na Ucrânia, viveu alguns anos como monge no Monte Athos, Grécia. Depois retornou à sua pátria e fundou, em Kiev, o Mosteiro das Grutas, junto com São Teodósio.

Santa Domitila, mártir (†séc. I/II). Sobrinha do cônsul Flávio Clemente, foi acusada de ter renegado os deuses pagãos e deportada à ilha de Ponza, onde padeceu longo martírio.

Santa Rosa Venerini, virgem (†1728). Nascida em Viterbo, Itália, fundou o instituto das Mestras Pias Venerianas.

São Flávio e quatro companheiros. (séc. III-IV). Mártires em Nicomédia, na Ásia Menor.

Beato Francisco Paleári, presbítero (†1939). Sacerdote do Instituto Cottolengo, dedicou sua vida ao ensino e ao cuidado dos pobres e enfermos da Pequena Casa da Divina Providência, em Turim, Itália.

Beata Gisela, rainha (†1060). Esposa do rei Santo Estêvão, colaborou na construção de mosteiros e igrejas, e na evangelização da Hungria. Tendo ficado viúva, ingressou no mosteiro beneditino de Niedernburg.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 15, 22-31

Naqueles dias, 22pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!” 30Depois da despedida, Judas e Silas foram para Antioquia, reuniram a assembleia e entregaram a carta. 31A sua leitura causou alegria, por causa do estímulo que trazia.

Salmo responsorial: Sl 56(57), 8-9.10-12 (R. 10a)
R. Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

8Meu coração está pronto, meu Deus, *está pronto o meu coração! 9Vou cantar e tocar para vós: * desperta, minh’alma, desperta! Despertem a harpa e a lira, * eu irei acordar a aurora! R.

10Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *dar-vos graças, por entre as nações! 11Vosso amor é mais alto que os céus, *mais que as nuvens a vossa verdade! 12Elevai-vos, ó Deus sobre os céus, *vossa glória refulja na terra! R.

Evangelho: Jo 15,12-17

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 6 de maio
Próximo artigoLiturgia Diária – 8 de maio
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui