31 de janeiro de 2024

Memória de São João Bosco

Natural de Castelnuovo de Asti, nasceu a 16 de agosto de 1815 e recebeu da mãe uma sólida educação cristã. Consagrou-se à educação da juventude. Com este objetivo, fundou duas congregações religiosas: a Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Padres Salesianos) e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Foi fecundo escritor de obras catequéticas e apologéticas. Suas “Leituras Católicas” difundiram-se por toda a Itália. Faleceu em 1888.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 24,2.9-17

Naqueles dias, 2disse o rei Davi a Joab e aos chefes do seu exército que estavam com ele: “Percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabeia, e faze o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número”. 9Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. 10Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. 11Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12“Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas; escolhe aquela que queres que eu te envie”. 13Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem ou três dias de peste no país? Reflete, pois, e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!” 15E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabeia. 16Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areúna, o jebuseu. 17Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!”

Salmo responsorial: Sl 31(32),1-2.5.6.7 (R. cf. 5c)

R. Perdoai-me, Senhor, meu pecado!

1Feliz o homem que foi perdoado *e cuja falta já foi encoberta! 2Feliz o homem a quem o Senhor †não olha mais como sendo culpado, *e em cuja alma não há falsidade! R.

5Eu confessei, afinal, meu pecado, *e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” *E perdoastes, Senhor, minha falta. R.

6Todo fiel pode, assim, invocar-vos, *durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, *não poderão atingi-lo jamais. R.

7Sois para mim proteção e refúgio; *na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo *da salvação que me vem só de vós. R.

Evangelho: Mc 6,1-6

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.


Santos em destaque

São Metrano, mártir (†c. 249). Por negar-se a proferir palavras ímpias, foi torturado e apedrejado pelos pagãos em Alexandria, Egito.

Santo Abraão, Bispo (†345). Foi degolado quando rejeitou ordem do rei, de adorar o sol.

Santa Marcela, viúva (†410). Sobre esta dama romana diz São Jerônimo que, tendo desprezado a nobreza e a riqueza, ficou mais nobre do que antes pela prática da pobreza e da humildade.

Santo Eusébio, monge (†884). Religioso da Abadia de São Galo, Suíça, natural da Irlanda, que depois se retirou para o Monte São Vítor, na Áustria, e ali viveu como eremita.

São Francisco Xavier Maria Bianchi, presbítero (†1815). Sacerdote da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, dotado de dons místicos, conduziu muitos à vida da graça em Nápoles, Itália.

Beata Luísa Albertoni, viúva (†1533). Após a morte do esposo, tornou-se terciária franciscana e se dedicou às obras de caridade, acolhendo os pobres em seu próprio palácio.

Beata Candelária de São José, virgem (†1940). Fundou em Altagracia de Orituco, Venezuela, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Madre Candelária.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever