Festa de São Filipe e São Tiago Menor, Apóstolos

São Filipe e São Tiago Menor, apóstolos. Festa. São Filipe era natural de Betsaida e discípulo de São João Batista. São Tiago, filho de Alfeu, parente de Nosso Senhor, foi morto no ano 62 por ordem do sumo sacerdote Ananias.

Leituras da Missa

Outros Santos em destaque

Estanislau Kazimierczyk – Igreja de Corpus Christi, Cracóvia (Polônia)

Santo Estanislau Kazimierczyk, presbítero (†1489). Cônego regular em Kasimierz, na Polônia, foi diligente ministro da Palavra, mestre de vida espiritual e assíduo na audição das Confissões.

São Pedro de Argo, Bispo (†cerca de 922). Cuidou com grande caridade dos pobres e dos escravos e lutou incansavelmente contra as discórdias, na diocese de Argo, Grécia.

São Teodósio, abade (†1074). Fundou em Kiev, Ucrânia, o Mosteiro das Grutas, dando início à vida cenobítica nessa
região.

Beato Eduardo José Rosaz, Bispo (†1903). Nascido em Susa, Itália, foi amigo de São José Cafasso, São João Bosco e do Santo Cura d’Ars. Fundou a Congregação das Franciscanas Missionárias de Susa.

Beato Tomás de Olera, religioso (†1631). Capuchinho, grande mestre espiritual e valoroso defensor da Fé.

Beata Emilia Bicchieri, virgem (†1314). Fundou, em Vercelis, um mosteiro de dominicanas no qual acolheu jovens como alunas, estabelecendo um novo meio de apostolado na Ordem.

Beata Maria Leônia Paradis, virgem (†1912). Fundou, no Canadá, a Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1 Cor 15,1-8

1Irmãos, quero lembrar-vos o Evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

Salmo responsorial:  Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, * e o firmamento, a obra de suas mãos; 3o dia ao dia transmite esta mensagem, * a noite à noite publica esta notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, * nem são vozes que possam ser ouvidas; 5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * chega aos confins do universo a sua voz. R.

Evangelho: Jo 14,6-14

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. 13E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 2 de maio
Próximo artigoLiturgia Diária – 4 de maio
Redação
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui