Liturgia Diária – 27 de fevereiro

0
150

Sábado da 1ª Semana da Quaresma

Leituras da Missa

Santos em destaque

 

São Gabriel da Virgem Dolorosa – Gran Sasso (Itália)

São Gabriel da Virgem Dolorosa Possenti, religioso (†1862). Ingressou na Congregação dos Padres Passionistas sendo ainda adolescente e morreu como acólito aos 24 anos, em Isola del Gran Sasso, Itália.

São Baldomiro, monge (†660). Trabalhador manual nas proximidades de Lyon, França, despertava admiração de todos, por sua piedade e caridade para com os pobres. Dedicou-se intensamente à oração no mosteiro de São Justo.

Santos Basílio e Procópio (741), monges em Constantinopla. No tempo do imperador Leão III, o Isauro, trabalharam ativamente em favor do culto às imagens sagradas.

São Gregório de Narek, monge (†c. 1005). Evangelizador dos armênios, ilustre pela doutrina, escritos e ciência mística.

São Besas, mártir (†séc. III). Soldado denunciado ao juiz por haver tentado evitar que o populacho insultasse os Santos Julião e Euno. Tendo-se mantido firme na Fé, foi decapitado em Alexandria, Egito.

Santa Ana Line, mártir (†1601). Seus pais, calvinistas ingleses, expulsaram-na de casa quando ela abraçou a fé católica. Tornouse guardiã da residência dos missionários da Inglaterra. Denunciada aos
tribunais, foi condenada e enforcada.

Beato José Tous y Soler, presbítero (†1871). Religioso capuchinho, fundou em Barcelona, Espanha, a Congregação das Irmãs Capuchinhas da Mãe do Divino Pastor.

Beata Francisca Ana de Nossa Senhora das Dores (†1855). Religiosa espanhola, das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paula. Morreu em Maiorca. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1989.

Beata Maria de Jesus Deluil Martiny, virgem (†1884). Fundadora da Congregação das Filhas do Coração de Jesus, assassinada a tiros por um anarquista em seu convento, em Marselha, França.

Beata Maria da Caridade do Espírito Santo Brader, virgem (†1943). Religiosa franciscana suíça enviada para Pasto, Colômbia, onde fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dt 26,16-19

Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma. 17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.

Salmo responsorial: Sl 118(119),1-2.4-5.7-8 (R.1b)

R. Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! 2Feliz o homem que observa seus preceitos e de todo o coração procura a Deus! R.

4Os vossos mandamentos vós nos destes para serem fielmente observados. 5Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! R.

7Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. 8Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado! R.

Evangelho: Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 26 de fevereiro
Próximo artigoLiturgia Diária – 28 de fevereiro
Redação
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui