Liturgia Diária – 24 de fevereiro

0
124

Quarta-feira da 1ª Semana da Quaresma

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Modesto (séc. V). Bispo de Trèves, Alemanha.

Santo Etelberto, rei (†616). Rei de Kent, foi o primeiro entre os príncipes dos anglos que o Bispo Santo Agostinho de Cantuária converteu à Fé de Cristo.

Beato Constâncio Servoli de Fabriano, presbítero (†1481). Religioso do convento dominicano de Fabriano, Itália, distinguiu-se pela sua austeridade de vida e empenho em promover a paz.

Beato Tomás Maria Fusco, presbítero (†1891). Tomado de grande amor pelos pobres e doentes, fundou em Nocera, Itália, o Instituto das Filhas da Caridade do Preciosíssimo Sangue.

Beato Marcos de Marconi, eremita (†1510). Religioso da Ordem dos Eremitas de São Jerônimo, em Mântua, Itália, levou vida de estudo, oração e mortificações.

Beata Josefa Naval Girbés, virgem (†1893). Leiga consagrada a Deus, dedicou-se à catequese das crianças em Algemesí, Espanha.

Beata Ascensão do Coração de Jesus, virgem (†1940). Cofundadora da Congregação das Missionárias Dominicanas do Santíssimo Rosário, em Lima.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jn 3,1-10

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

Salmo responsorial: Sl 50(51),3-4,12-13.18-19(R.19b)

R. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, * e apagai completamente a minha culpa! R.

12Criai em mim um coração que seja puro,* dai-me de novo um espírito decidido. 13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

18Pois não são de vosso agrado os sacrifícios,* e, se oferto um holocausto, o rejeitais. 19Meu sacrifício é minha alma penitente,* não desprezeis um coração arrependido! R.

Evangelho: Lc 11,29-32

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui