20 de janeiro de 2024

Sexta-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de São Fabiano (ou Fabião), Papa e mártir (†250). Segundo o historiador Eusébio, foi eleito por inspiração divina, quando era ainda simples leigo. Diz-se que uma pomba pousou miraculosamente sobre sua cabeça durante a assembleia reunida para eleger o sucessor do Papa Antero. Foi vítima da perseguição de Décio. E São Sebastião, mártir (†s. IV). Tornou-se capitão da guarda do palácio imperial e amigo do Imperador Maximiano, em Roma. Aproveitou-se dessa posição para socorrer os cristãos e converter outros soldados e prisioneiros. Acusado perante o tribunal do imperador, foi condenado a ser amarrado em um tronco e alvejado por flechas.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27

Naqueles dias, 1Davi regressou da derrota que infligiu aos amalecitas e esteve dois dias em Siceleg. 2No terceiro dia, apareceu um homem, que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. 3Davi perguntou-lhe: “Donde vens?” Ele respondeu: “Salvei-me do acampamento de Israel”. 4“Que aconteceu?”, perguntou-lhe Davi. “Conta-me tudo!” Ele respondeu: “As tropas fugiram da batalha, e muitos do povo caíram mortos. Até Saul e o seu filho Jônatas pereceram!” 11Então Davi tomou suas próprias vestes e rasgou-as, e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12Lamentaram-se, choraram e jejuaram até a tarde por Saul e por seu filho Jônatas e por causa do povo do Senhor e da casa de Israel, porque haviam tombado pela espada. 19E Davi disse: “Tua glória, ó Israel, jaz ferida de morte sobre os teus montes. Como tombaram os fortes! 23Saul e Jônatas, amados e belos, nem vida nem morte os puderam separar, mais velozes que as águias, mais fortes que os leões. 24Filhas de Israel, chorai sobre Saul. Ele vos vestia de púrpura suntuosa e ornava de ouro os vossos vestidos. 25Como tombaram os fortes em plena batalha! Jônatas foi morto sobre as tuas alturas. 26Choro por ti, meu irmão Jônatas. Tu me eras tão querido; tua amizade me era mais cara que o amor das mulheres. 27Como tombaram os fortes, como pereceram as armas de guerra!”

Salmo responsorial: Sl 79(80),2-3.5-7 (R. 4b)

R. Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!.

2Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. *Vós, que a José apascentais qual um rebanho! Vós, que sobre os querubins vos assentais, †aparecei cheio de glória e esplendor *3ante Efraim e Benjamim e Manassés! Despertai vosso poder, ó nosso Deus, *e vinde logo nos trazer a salvação! R.

5Até quando, ó Senhor, vos irritais, *apesar da oração do vosso povo? 6Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, *e a beber destes um pranto copioso. 7Para os vizinhos somos causa de contenda, *de zombaria para os nossos inimigos. R.

Evangelho: Mc 3,20-21

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.


Santos em destaque

Santo Asclas, mártir (†séc. IV). Foi submetido a cruéis torturas e, por fim, jogado no Rio Nilo, em Antinoópolis, Egito.

São Volstano, Bispo (†1095). Religioso beneditino nomeado Bispo de Worcester por indicação do rei Santo Eduardo III. Opôs-se ao tráfico de escravos e apoiou as reformas gregorianas.

Santo Henrique, Bispo e mártir (†c. 1157). Natural da Inglaterra, recebeu o encargo de governar a Igreja de Upsala, Finlândia. Foi cruelmente assassinado por um homem ao qual ele tinha tentado corrigir.

Santa Eustóquio Calafato, abadessa (†1485). Filha de um rico comerciante de Messina (Itália), ingressou na Ordem das Clarissas e fundou o mosteiro de Montevergine, onde dedicou-se a restaurar a primitiva disciplina da vida regular.

Santo Estêvão Min Kuk-ka, mártir (†1840). Catequista degolado no cárcere de Seul, Coreia, por defender a Fé Católica.

Santa Maria Cristina da Imaculada Conceição, virgem (†1906). Fundou em Casória, Itália, a Congregação das Irmãs Vítimas Expiatórias de Jesus Sacramentado, para Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento e formação cristã das crianças.

Beato Cipriano Miguel Iwene Tansi, presbítero (†1964). Religioso cisterciense nascido na região de Onitsha, Nigéria. Batizado, dedicou-se à conversão dos pagãos. Ingressou como monge no mosteiro de Mount Saint Bernard, próximo de Leicester, Inglaterra, onde morreu.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever