Liturgia Diária – 20 de fevereiro

0
106

Sábado depois das Cinzas

Leituras da Missa

Santos em destaque

Beato Francisco Marto – Detalhe da fotografia tirada após a visão do inferno

Santos Francisco (†1919 Aljustrel – Portugal) e Jacinta Marto (†1920 Lisboa), videntes de Fátima. Jacinta a mais nova dos três videntes de Fátima, Portugal. Morreu aos dez anos, após suportar com paciência atrozes sofrimentos, oferecidos para a conversão dos pecadores, Francisco seu irmão faleceu antes que ela.

São Tirânio, Bispo e mártir (†311). Foi Bispo de Tiro, tendo sido instruído na Fé cristã desde muito jovem. Recebeu a palma do martírio em Antioquia, Síria.

Santo Eleutério, Bispo (†530). Como Bispo de Tournai (Bélgica), combateu os hereges arianos, foi agredido por eles e morreu pouco depois em conseqüência das feridas.

Santo Euquério de Orléans, Bispo (†cerca de 738). Desterrado de Orléans por Carlos Martel, após ser caluniado por invejosos, encontrou refúgio no mosteiro de Saint-Trond, Bélgica, onde passou o resto de sua vida em oração e contemplação.

São Leão, Bispo (†c. 787). Religioso beneditino eleito Bispo de Catânia, Itália. Dedicou-se com grande diligência ao cuidado dos pobres e combateu os iconoclastas.

São Serapião, mártir (†c. 248). Teve de suportar cruéis suplícios e depois foi precipitado do alto de sua própria casa, em Alexandria, Egito.

Beata Júlia Rodzinska, virgem e mártir (†1945). Religiosa dominicana da Polônia, dedicada à educação de órfãos e abandonados. Durante a invasão nazista, foi presa e enviada a um campo de concentração, onde morreu.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 58,9b-14 

Assim fala o Senhor: 9“Se destruíres teus instrumentos de opressão e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. 11O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas que jamais secarão. 12Teu povo reconstruirá as ruínas antigas; tu levantarás os fundamentos das gerações passadas: serás chamado reconstrutor de ruínas, restaurador de caminhos, nas terras a povoar. 13Se não puseres o pé fora de casa no sábado nem tratares de negócios em meu dia santo, se considerares o sábado teu dia favorito, o dia glorioso, consagrado ao Senhor, se o honrares, pondo de lado atividades, negócios e conversações, 14então te deleitarás no Senhor; eu te farei transportar sobre as alturas da terra e desfrutar a herança de Jacó, teu pai”. Falou a boca do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 85(86),1-2.3-4.5-6 (R.11a)

R. Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.

1Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, * escutai, pois sou pobre e infeliz! 2Protegei-me, que sou vosso amigo, + e salvai vosso servo, meu Deus, * que espera e confia em vós! R.

3Piedade de mim, ó Senhor, * porque clamo por vós todo o dia! 4Animai e alegrai vosso servo, * pois a vós eu elevo a minh’alma. R.

5Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. 6Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração! R.

Evangelho: Lc 5,27-32

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui