Liturgia Diária – 2 de janeiro

0
167

Memória de São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno

São Basílio Magno (†379) e São Gregório Nazianzeno (†389), Bispos e Doutores. São Basílio, Bispo de Cesaréia, lutou contra a heresia ariana. São Gregório, Bispo de Nazianzo e depois Patriarca de Constantinopla, defendeu com ardor a divindade do Verbo Encarnado

Leituras da Missa

Outros santos em destaque

São Telésforo, Papa e mártir (†c. 136). De origem grega, substituiu o Papa Sisto I e foi martirizado nos tempos do imperador Adriano.

São Teodoro, Bispo (†594). Por ter se empenhado em estabelecer a disciplina eclesiástica, foi perseguido pelos reis Childeberto e Gontrano. Morreu em Marselha, França.

São João Bom, Bispo (†c. 660). Restabeleceu na cidade de Milão a sé episcopal que havia sido transferida para Gênova por causa dos lombardos.]

Santo Adalardo, abade (†826). Sendo superior do mosteiro de Corbie, na França, se dedicava a que cada um tivesse o suficiente, isto é, nem gozasse do supérfluo nem vivesse na penúria, mas todos atendessem diligentemente ao louvor de Deus.

Beato Marcolino Amánni, presbítero (†1397). Religioso dominicano de Forli, Itália, devotíssimo da
Virgem Maria, exímio observante das regras e dedicado catequista.

Beatos Guilherme Repin e Lourenço Batard, sacerdotes e mártires (+1794). Decapitados durante a Revolução Francesa, por sua fidelidade à Igreja.

Beata Estefânia Quinzáni, virgem (†1530). Membro da Ordem Terceira de São Domingos em Soncino, Itália, dedicou-se à contemplação da Paixão do Senhor e à formação das jovens.

Beata Maria Ana Soureau-Blondin, virgem (†1890). Fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Ana, em Quebec, Canadá.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 2,22-28

Caríssimos, 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isso a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança quando ele se manifestar e não seremos vergonhosamente afastados dele quando da sua vinda.

Salmo responsorial: Sl 97(98), 1.2-3ab.3cd-4 (R/.3a)
R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo* alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,* e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel* 3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram* 3da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,* alegrai-vos e exultai!R.

Evangelho: Jo 1,19-28

19Este foi o testemunho de João quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui