19 de janeiro de 2024

Sexta-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Sm 24,3-21

Naqueles dias, 3Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos das cabras monteses. 4E chegou aos currais de ovelhas que encontrou no caminho. Havia ali uma gruta, onde Saul entrou para satisfazer suas necessidades. Davi e seus homens achavam-se no fundo da gruta, 5e os homens de Davi disseram-lhe: “Este certamente é o dia do qual o Senhor te falou: ‘Eu te entregarei o teu inimigo, para que faças dele o que quiseres’”. Então, Davi aproximou-se de mansinho e cortou a ponta do manto de Saul. 6Mas logo o seu coração se encheu de remorsos por ter feito aquilo, 6e disse aos seus homens: “Que o Senhor me livre de fazer uma coisa dessas ao ungido do Senhor, levantando a minha mão contra ele, o ungido do Senhor”. 8Com essas palavras, Davi conteve os seus homens e não permitiu que se lançassem sobre Saul. Este deixou a gruta e seguiu seu caminho. 9Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta e gritou atrás dele: “Senhor, meu rei!” Saul voltou-se, e Davi inclinou-se até o chão e prostrou-se. 10E disse a Saul: “Por que dás ouvidos às palavras dos que te dizem que Davi procura fazer-te mal? 11Viste hoje, com teus próprios olhos, que o Senhor te entregou em minhas mãos, na gruta. Renunciando a matar-te, poupei-te a vida, porque pensei: Não levantarei a mão contra o meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor 12e meu pai. Presta atenção e vê em minha mão a ponta do teu manto. Se eu cortei este pedaço do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem crime em mim, que não pequei contra ti. Tu, porém, andas procurando tirar-me a vida. 13Que o Senhor seja nosso juiz e que ele me vingue de ti. Mas eu nunca levantarei a minha mão contra ti. 14‘Dos ímpios sairá a impiedade’, diz o antigo provérbio; por isso, a minha mão não te tocará. 15A quem persegues tu, ó rei de Israel? A quem persegues? Um cão morto! E uma pulga! 16Pois bem! O Senhor seja juiz e julgue entre mim e ti. Que ele examine e defenda a minha causa e me livre das tuas mãos”. 17Quando Davi terminou de falar, Saul lhe disse: “É essa a tua voz, ó meu filho Davi?” E começou a clamar e a chorar. 18Depois disse a Davi: “Tu és mais justo do que eu, porque me tens feito bem e eu só te tenho feito mal. 19Hoje me revelaste a tua bondade para comigo, pois o Senhor me entregou em tuas mãos e não me mataste. 20Qual é o homem que, encontrando o seu inimigo, o deixa ir embora tranquilamente? Que o Senhor te recompense pelo bem que hoje me fizeste. 21Agora eu sei com certeza que tu serás rei e que terás em tua mão o reino de Israel”.

Salmo responsorial: Sl 56(57),2.3.-4.6 e 11 (R. 2a)

R. Piedade, Senhor, tende piedade.

2Piedade, Senhor, piedade, *pois em vós se abriga a minh’alma! De vossas asas, à sombra, me achego, *até que passe a tormenta, Senhor! R.

3Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, *a este Deus que me dá todo o bem. 4Que me envie do céu sua ajuda †e confunda os meus opressores! *Deus me envie sua graça e verdade! R.

6Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *vossa glória refulja na terra! 11Vosso amor é mais alto que os céus, *mais que as nuvens a vossa verdade! R.

Evangelho: Mc 3,13-19

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.


Santos em destaque

São Ponciano, mártir (†s. II). Morreu traspassado por espada em Spoleto (Itália), durante a perseguição do imperador Antonino.

São Macário Magno, presbítero e abade (†c. 390). Discípulo de Santo Antão, viveu como eremita no deserto durante mais de cinquenta anos. Tendo se juntando ao seu redor vários discípulos, constituiu com eles o mosteiro de Scete, no Egito.

São Bassiano, Bispo (†409). Lutou junto com Santo Ambrósio de Milão para defender seu povo da heresia ariana, ainda viva na Diocese de Lodi, Itália.

Santas Liberata e Faustina, virgens (†580). Duas irmãs pertencentes a uma nobre família de Piacenza (Itália). Enlevadas com a vida ascética, fundaram perto do lago de Como o Mosteiro de Santa Margarida.

São João, Bispo (†595). Na diocese de Ravena, cuidou eximiamente das necessidades da Igreja quando a Itália estava devastada pela guerra contra os lombardos.

São Remígio de Rouen, Bispo (†c.762). Irmão do rei Pepino o Breve. Teve grande influência na introdução do canto gregoriano na França.

Santo Arsênio, Bispo (†séc. X). Abraçou a vida monástica aos doze anos. Nomeado Bispo de Corfu, Grécia, foi muito dedicado à sua grei e assíduo à oração noturna.

Beato Marcelo Spínola y Maestre, Bispo (†1906). Arcebispo de Sevilha, Espanha, demonstrou ardente zelo pela santificação das almas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de março de 2024

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

21 de março de 2024

Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

20 de março de 2024

Quarta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever