Liturgia Diária – 18 de fevereiro

0
159

Quinta-feira depois das Cinzas 

Leituras da Missa

Santos em destaque

Fra Angélico pintando a Nossa Senhora, por Gebhard Flatz – Museu do Estado do Tirol Fernandeum, Innsbruck (Austria)

Beato João de Fiésole, presbítero (†1455). Pintor e religioso dominicano, mais conhecido por Fra Angélico. Alma profundamente contemplativa, nunca tomava o pincel sem antes fazer uma oração.

São Sadot, Bispo, e companheiros, mártires (†342). Era Bispo de Seleucia quando, negando-se a adorar o sol, foi executado por ordem de Sapor II, rei da Pérsia.

São Teotônio, presbítero (†c. 1162). Após duas peregrinações à Terra Santa, fundou em Coimbra, Portugal, a Congregação dos Cônegos Regrantes da Santa Cruz.

São Francisco Régis Clet, presbítero e mártir (†1820). Sacerdote da Congregação da Missão nascido em Grenoble, França, anunciou o Evangelho no meio de extremas dificuldades na província de Hubei, na China. Após ter sido denunciado por um apóstata, sofreu longo e cruel cativeiro e morreu estrangulado.

Santa Gertrudes Comensoli, virgem (†1903). Fundou em Bérgamo, Itália, a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, adoradoras do Santíssimo Sacramento e educadoras de meninas.

Beato Guilherme Harrington, presbítero e mártir (†1594). Após se converter ao Catolicismo e ser ordenado em Reims, França, voltou para seu país, Inglaterra, onde foi condenado por exercer sua missão sacerdotal.

Beato Jorge Kaszyra, presbítero e mártir (†1943). Religioso da Congregação dos Clérigos Marianos da Imaculada Conceição, foi lançado às chamas em Rosica, Polônia, pelos perseguidores da Fé.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dt 30,15-20

Moisés falou ao povo, dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar para possuí-la. 17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la. 19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele – pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó”.

Salmo responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a)

R. É feliz quem a Deus se confia!

1Feliz é todo aquele que não anda* conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados,* nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus* e a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore,* que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar.* Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca* espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,* mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Evangelho: Lc 9, 22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui