17 de janeiro de 2024

Memória de Santo Antão

Abade (†356). Grande patriarca e mestre da vida monástica. Desejoso de “ser perfeito como o Pai Celeste é perfeito”, iniciou sua vida de anacoreta aos 20 anos, nas vizinhanças de sua aldeia natal, de onde mudou-se sucessivamente para lugares cada vez mais retirados, no deserto. Tornou-se famoso como grande vencedor na luta contínua contra o demônio. Faleceu em 356, aos 105 anos de idade.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Sm 17,32-33.37.40-51

Naqueles dias, 32Davi foi conduzido a Saul e lhe disse: “Ninguém desanime por causa desse filisteu! Eu, teu servo, lutarei contra ele”. 33Mas Saul ponderou: “Não poderás enfrentar esse filisteu, pois tu és só ainda um jovem e ele é um homem de guerra desde a sua mocidade”. 37Davi respondeu: “O Senhor me livrou das garras do leão e das garras do urso. Ele me salvará também das mãos desse filisteu”. Então Saul disse a Davi: “Vai, e que o Senhor esteja contigo”. 40Em seguida, tomou o seu cajado, escolheu no regato cinco pedras bem lisas e colocou-as no seu alforje de pastor, que lhe servia de bolsa para guardar pedras. Depois, com a sua funda na mão, avançou contra o filisteu. 41Este, que se vinha aproximando mais e mais, precedido do seu escudeiro, 42quando pôde ver bem Davi, desprezou-o, porque era muito jovem, ruivo e de bela aparência. 43E lhe disse: “Sou por acaso um cão, para vires a mim com um cajado?” E o filisteu amaldiçoou Davi em nome de seus deuses. 44E acrescentou: “Vem, e eu darei a tua carne às aves do céu e aos animais da terra!” 45Davi respondeu: “Tu vens a mim com espada, lança e escudo; eu, porém, vou a ti em nome do Senhor todo-poderoso, o Deus dos exércitos de Israel, que tu insultaste! 46Hoje mesmo o Senhor te entregará em minhas mãos, e te abaterei e te cortarei a cabeça, e darei o teu cadáver e os cadáveres do exército dos filisteus às aves do céu e aos animais da terra, para que toda a terra saiba que há um Deus em Israel. 47E toda esta multidão de homens conhecerá que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória; porque o Senhor é o árbitro da guerra, e ele vos entregará em nossas mãos”. 48Logo que o filisteu avançou e marchou em direção a Davi, este saiu das linhas de formação e correu ao encontro do filisteu. 49Davi meteu, então, a mão no alforje, apanhou uma pedra e arremessou-a com a funda, atingindo o filisteu na fronte com tanta força, que a pedra se encravou na sua testa e o gigante tombou com o rosto em terra. 50E assim Davi venceu o filisteu, ferindo-o de morte com uma funda e uma pedra. E, como não tinha espada na mão, 51correu para o filisteu, chegou junto dele, arrancou-lhe a espada da bainha e acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça. Vendo morto o seu guerreiro mais valente, os filisteus fugiram.

Salmo responsorial: Sl 143(144),1.2.9-10 (R. 1a)

R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1Bendito seja o Senhor, meu rochedo, †que adestrou minhas mãos para a luta, *e os meus dedos treinou para a guerra! R.

2Ele é meu amor, meu refúgio, *libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, *ele submete as nações a meus pés. R.

9Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, *nas dez cordas da harpa louvar-vos, 10a vós que dais a vitória aos reis *e salvais vosso servo Davi. R.

Evangelho: Mc 3,1-6

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração, e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu, e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.


Santos em destaque

São Marcelo, Bispo (†510). Foi desterrado da Diocese de Die, França, pelo rei ariano Eurico.

São Sulpício, o Pio, Bispo (†647). Bispo de Bourges, França, despertou admiração por sua generosidade, especialmente para com os pobres e os doentes.

São Gamelberto, presbítero (†c. 802). Jovem rico, ordenado sacerdote, deu todos os seus bens para fundar o mosteiro de Metten, Alemanha.

Santa Rosalina, virgem (†1329). Filha de ilustre família francesa, tornou-se priora da Cartuxa de Celle-Roubaud, em Provença, destacando-se por sua abnegação e austeridade.

São Januário Sánchez Delgadillo, presbítero e mártir (†1927). Morto durante a perseguição anticristã em Tocolatlán, cidade do México.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever