16 de janeiro de 2024

Terça-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Sm 16,1-13

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”. 2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5“Sim, é de paz”, respondeu Samuel. “Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício. 6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”. 10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.

Salmo responsorial: Sl 88(89),20.21-22.27-28 (R. 21a)

R. Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

20Outrora vós falastes em visões a vossos santos: †”Coloquei uma coroa na cabeça de um herói *e do meio deste povo escolhi o meu Eleito. R.

21Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, *e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. 22Estará sempre com ele minha mão onipotente, *e meu braço poderoso há de ser a sua força. R.

27Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, *sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ 28E por isso farei dele o meu filho primogênito, *sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo”. R.

Evangelho: Mc 2,23-28

23Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.


Santos em destaque

São Marcelo I, Papa (†309). Restaurou a disciplina eclesiástica, edificou igrejas, consagrou novos Bispos e presbíteros.

São Melas, Bispo (†c. 390). Bispo de Rhinocorura, Egito, condenado ao exílio sob o imperador ariano Valente.

São Leobácio, abade (†séc. V). Foi designado pelo seu mestre Santo Urso como superior do mosteiro de Sennevière, em Tours, França.

Santo Honorato de Arles, Bispo (†429). Fundou o célebre Mosteiro de Lérins (França). Eleito Bispo de Arles, faleceu após três anos de extenuante atividade pastoral.

Santa Joana de Bagno di Romagna, virgem (†1105). Religiosa do Mosteiro Camaldulense de Santa Lúcia, nas proximidades de Bagno di Romagna, Itália.

Santos Berardo, Oton e Pedro, presbíteros, Acúrsio e Adiuto, religiosos (†1226). Protomártires da Ordem Franciscana. Enviados pelo fundador para evangelizar os sarracenos da Espanha, foram presos, deportados para Marrocos e decapitados.

São José Vaz, presbítero (†1711). Missionário indiano da Congregação do Oratório, no atual Sri Lanka. Traduziu o Evangelho para o tâmil e o cingalês.

Beata Joana Maria Condesa Lluch, virgem (†1916). Fundadora da Congregação das Servas da Imaculada Conceição Protetoras das Operárias, em Valência, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever