Liturgia Diária – 16 de fevereiro

0
153

Terça-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

Cena da vida de Santa Juliana – Igreja de Nossa Senhora do Zarzal, Josselin (França)

Santa Juliana de Nicomédia, virgem e mártir (†séc. IV). Era a única cristã de sua família. Aos 18 anos, tendo se recusado a casar-se com um pagão, foi presa e decapitada.

São Maruta, Bispo (†a. 420). Presidiu o Concílio de Selêucia, restaurou as igrejas arruinadas na perseguição do Rei Sapor e recolheu as relíquias dos mártires da Pérsia para serem veneradas na cidade de sua sede episcopal, a atual Silvan, na Turquia, que passou a chamar-se Martirópolis.

Beato Nicolau Páglia, presbítero (†1256). Tendo ido estudar em Bolonha, foi atraído pelas pregações de São Domingos e tornou-se seu fidelíssimo acompanhante. Dele recebeu o hábito da ordem e o ministério da pregação.

Beato José Allamano, presbítero (†1926). Animado por zelo incansável, fundou na Itália as duas Congregações das Missões da Consolata, uma masculina e outra feminina.

Beato Francisco Toyama Jintaró, mártir (†1624). Nobre samurai cuja vida cristã exemplar, influenciou na conversão de muitas pessoas. Por não negar a Fé, foi decapitado em Hiroshima, Japão.

Beata Filipa Maréri, virgem (†1236). De origem nobre, abandona as riquezas e faustos do mundo, passando a morar numa propriedade da sua família em Borgo San Pietro, Itália, segundo o modelo de vida de Santa Clara.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 6,5-8.7,1-5.10

5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6Então, o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e, com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!” 8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”. 5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

Salmo responsorial:  Sl 28(29),1a e 2.3ac-4.3b e 9b-10

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1aFilhos de Deus, tributai ao Senhor,* tributai-lhe a glória e o poder! 2Dai-lhe a glória devida ao seu nome;* adorai-o com santo ornamento! R.

3aEis a voz do Senhor sobre as águas,* 3csua voz sobre as águas imensas! 4Eis a voz do Senhor com poder!* Eis a voz do Senhor majestosa. R.

3bSua voz no trovão reboando!* 9bNo seu templo os fiéis bradam: ‘Glória!’ 10É o Senhor que domina os dilúvios,* o Senhor reinará para sempre! R.

Evangelho: Mc 8,14-21

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: ”Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, vós não vedes e, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E vós ainda não compreendeis?”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui