Liturgia Diária – 15 de abril

1
178

Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Damião de Veuster, presbítero (†1889). Religioso belga, da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Durante dezesseis anos, foi sacerdote, médico e pai dos leprosos na ilha de Molokay, Havaí. Morreu vítima dessa enfermidade.

São Paterno, Bispo (†c. 565). Abade do mosteiro de Saint-Pair, fundou vários outros mosteiros e foi eleito Bispo de Avranches, França.

Santo Ortário, abade (†séc. VI). Levou uma vida de austeridade e oração no mosteiro de Landelles, França, e foi assíduo na assistência aos pobres e enfermos.

São Crescente, mártir. Século IV.

Beato César de Bus, presbítero (†1607). Após abandonar o mundo, fundou em Avignon, França, a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, com a finalidade de catequizar a infância, os pobres e os camponeses.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 5,27-33

Naqueles dias, os guardas 27levaram os apóstolos e os apresentaram ao sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o guia supremo e salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem”. 33Quando ouviram isso, ficaram furiosos e queriam matá-los.

Salmo responsorial: Sl 33(34),2 e 9.17-18-19-20 (R.7a)
R. Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. 9Provai e vede quão suave é o Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! R.

17mas ele volta a sua face contra os maus, * para da terra apagar sua lembrança. 18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta * e de todas as angústias os liberta. R.

19Do coração atribulado ele está perto * e conforta os de espírito abatido. 20Muitos males se abatem sobre os justos, * mas o Senhor de todos eles os liberta. R.

Evangelho: Jo 3,31-26

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 14 de abril
Próximo artigoLiturgia Diária – 16 de abril
Redação
Artigos não assinados

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui