13 de janeiro de 2024

Sábado da 1ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santo Hilário de Poitiers, Bispo e doutor da Igreja (†367). No tempo do imperador Constâncio, adepto da heresia ariana, defendeu energicamente a doutrina definida no Concílio de Nicéia sobre a Trindade e sobre a divindade de Cristo sendo por isso relegado quatro anos para a Frígia. Compôs célebres comentários sobre os Salmos e sobre o Evangelho de São Mateus.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Sm 9,1-4.17-19.10,1a

1Havia um homem de Benjamin chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente. 2Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo. 3Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul. E Cis disse a seu filho Saul: “Toma contigo um dos criados, põe-te a caminho e vai procurar as jumentas”. Eles atravessaram a montanha de Efraim 4e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e ainda pela terra de Benjamim, sem resultado algum. 17Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. 18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe: “Peço-te que me informes onde é a casa do vidente”. 19Samuel respondeu a Saul: “Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo, e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de te ter revelado tudo o que tens no coração”. 1Na manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: “Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrarás das mãos de seus inimigos, que estão ao seu redor”.

Salmo responsorial: Sl 20(21),2-3.4-5.6-7 (R. 2a)

R. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

2Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra; *quanto exulta de alegria em vosso auxílio! 3O que sonhou seu coração, lhe concedestes; *não recusastes os pedidos de seus lábios. R.

4Com bênção generosa o preparastes; *de ouro puro coroastes sua fronte. 5A vida ele pediu e vós lhe destes, *longos dias, vida longa pelos séculos. R.

6É grande a sua glória em vosso auxílio; *de esplendor e majestade o revestistes. 7Transformastes o seu nome numa bênção, *e o cobristes de alegria em vossa face. R.

Evangelho: Mc 2,13-17

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?” 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.


Santos em destaque

Santo Hermílio e São Estratônico, mártires (†310). Após sofrer muitos tormentos, foram afogados no Danúbio, perto de Belgrado.

São Remígio, Bispo (†c. 533). Governou durante mais de sessenta anos a Diocese de Reims, França. Batizou o Rei Clóvis e converteu o povo franco a Cristo.

São Pedro de Capitolias, presbítero e mártir (†713). Por ter pregado a Fé cristã na região de Capitolias, Síria, o governador sarraceno mandou cortar-lhe a língua, as mãos e os pés. Por último, foi crucificado.

São Gumesindo, presbítero, e São Servídeu, monge (†853). Ao confessarem a fé católica diante de um juiz muçulmano, foram condenados e degolados.

São Godofredo, religioso (†1127). Conde de Kappenberg, Alemanha, decidiu tomar o hábito premonstratense, por influência de São Norberto.

Beata Verônica Negroni de Binasco, virgem (†1497). Religiosa do Convento agostiniano de Santa Marta, em Milão, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

19 de abril de 2024

Sexta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

18 de abril de 2024

Quinta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

17 de abril de 2024

Quarta-feira da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever