Liturgia Diária – 11 de janeiro

0
121

Segunda-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Higino – Basílica de São Paulo Extramuros, Roma

Santo Higino, Papa (†142). Oitavo sucessor de São Pedro, combateu a heresia gnóstica e lutou pela preservação do genuíno ensinamento dos Evangelhos.

São Paulino de Aquiléia, Bispo (†802). Após ter auxiliado o Imperador Carlos Magno no renascimento das letras e da arte, foi nomeado Bispo de Aquiléia. Zelou pela instrução religiosa dos fiéis e buscou celebrar a Liturgia de forma digna e solene.

São Tomás de Córi, presbítero (†1729). Sacerdote franciscano italiano, pregador e diretor espiritual. Exerceu seu apostolado em Subiaco e dioceses circunvizinhas.

São Teodósio, monge (†529). Após longo tempo de vida solitária, acolheu muitos discípulos e instaurou vida comunitária nos mosteiros por ele construídos na Ásia Menor.

Beato Bernardo Scammacca, presbítero (†1487). Proveniente de abastada família de Catania, Itália, passou a juventude em divertimentos e devassidão, até ser ferido gravemente num duelo. Converteu-se
então, fez-se dominicano e levou vida de penitência.

Beato Francisco Rogaczewski, presbítero e mártir (†1940). Encarcerado, torturado e fuzilado em Gdansk, Polônia, por ser cristão.

Beata Ana Maria Janer Anglarill, virgem (†1885). Fundadora do Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgell. Faleceu em Talarn, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hb 1,1-6

1Muitas vezes e de muitos modos, falou Deus outrora aos nossos pais pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho”? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”

Salmo responsorial: Sl 96(97),1-2.6 e 7c.9 (R. cf 7c)

R. Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!
1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria,* e as ilhas numerosas rejubilem! 2bO seu trono se apóia na justiça e no direito.R.

6E assim proclama o céu sua justiça,* todos os povos podem ver a sua glória. 7cAos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!’R.

9Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes,* e de muito superais todos os deuses.R.

Evangelho: Mc 1,14-20

14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai, Zebedeu, na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui