11 de janeiro de 2024

Quinta-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Sm 4,1-11

1Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec 2e puseram-se em linha de combate diante de Israel. Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. E morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da Aliança do Senhor, para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos”. 4Então o povo mandou trazer de Silo a arca da Aliança do Senhor todo-poderoso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, acompanhavam a arca. 5Quando a arca da Aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel rompeu num grande clamor, que ressoou por toda a terra. 6Os filisteus, ouvindo isso, diziam: “Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento. 7Os filisteus tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento!” E lamentavam-se: 8“Ai de nós! Porque os hebreus não estavam com essa alegria nem ontem nem anteontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto. 9Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!” 10Então, os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para a sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens. 11A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias.

Salmo responsorial: Sl 43(44),10-11.14-15.24-25 (R. 26d)

R. Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

10Porém, agora nos deixastes e humilhastes, *já não saís com nossas tropas para a guerra! 11Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, *os adversários nos pilharam à vontade. R.

14De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, *zombaria e gozação dos que nos cercam; 15para os pagãos somos motivo de anedotas, *zombam de nós a sacudir sua cabeça. R.

24Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? *Despertai! Não nos deixeis eternamente! 25Por que nos escondeis a vossa face * e esqueceis nossa opressão, nossa miséria? R.

Evangelho: Mc 1,40-45

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.


Santos em destaque

Santo Higino, Papa (†142). Oitavo sucessor de São Pedro, combateu a heresia gnóstica e lutou pela preservação do genuíno ensinamento dos Evangelhos.

São Teodósio, monge (†529). Após longo tempo de vida solitária, acolheu muitos discípulos e instaurou vida comunitária nos mosteiros por ele construídos na Ásia Menor.

São Paulino de Aquiléia, Bispo (†802). Após ter auxiliado o Imperador Carlos Magno no renascimento das letras e da arte, foi nomeado Bispo de Aquiléia. Zelou pela instrução religiosa dos fiéis e buscou celebrar a Liturgia de forma digna e solene.

São Tomás de Córi, presbítero (†1729). Sacerdote franciscano italiano, pregador e diretor espiritual. Exerceu seu apostolado em Subiaco e dioceses circunvizinhas.

Beato Bernardo Scammacca, presbítero (†1487). Proveniente de abastada família de Catania, Itália, passou a juventude em divertimentos e devassidão, até ser ferido gravemente num duelo. Converteu-se
então, fez-se dominicano e levou vida de penitência.

Beata Anna Maria Janer Anglarill, virgem (†1885). Fundadora do Instituto das Irmãs da Sagrada Família de Urgell. Faleceu em Talarn, Espanha.

Beato Francisco Rogaczewski, presbítero e mártir (†1940). Encarcerado, torturado e fuzilado em Gdansk, Polônia, por ser cristão.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever