Liturgia Diária – 10 de maio

0
139

Segunda-feira da Sexta Semana da Páscoa

Leituras da Missa

Santos em destaque

São João de Ávila – Catedral de Nossa Senhora do Prado, Cidade Real (Espanha)

São João de Ávila, presbítero (†1569). Insigne místico espanhol, amigo de Santo Inácio de Loyola e conselheiro de Santa Teresa de Ávila.

São Guilherme, presbítero (†1195). De origem inglesa, foi pároco em Pontoise, França, onde refulgiu por sua piedade e
zelo pela salvação das almas.

São Congal, abade (†622). Fundou o mosteiro de Bangor, Irlanda do Norte, importante centro de estudos e evangelização da época, onde foram formados São Columbano, São Galo, etc.

São Jó. Comemoração do homem da admirável paciência, da terra de Hus.

Santa Solângia, virgem e mártir (†c. séc. IX). Aos dezesseis anos sujeitou-se ao martírio em Bourges, França, para conservar a castidade.

Beato Nicolau Albergati, Bispo (†1443). Na diocese de Bolonha, Itália, organizou a disciplina eclesiástica e incentivou a fundação de escolas catequéticas populares. Exerceu importantes missões diplomáticas em nome da Santa Sé.

Beato Henrique Rebuschini, presbítero (†1938). Sacerdote da Ordem dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos,
que prestou serviço aos doentes em hospitais de Verona e Cremona, Itália.

Beato João Merz, leigo (†1928). Como professor em Zagreb, Croácia, deu aos jovens o exemplo de homem de Fé e de mestre fiel a Cristo.

Beata Beatriz d’Este, virgem (†1226). De nobre família italiana, restaurou um antigo mosteiro perto de Pádua, fundando ali um cenóbio sob a regra beneditina.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 16,11-15

11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade. 13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo. 15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

Salmo responsorial: Sl 149,1–2.3-4.5-6a e 9b (R.4a)
R. O Senhor ama seu povo, de verdade. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * e o seu louvor na assembleia dos fiéis! 2Alegre-se Israel em Quem o fez, * e Sião se rejubile no seu Rei! R.

3Com danças glorifiquem o seu nome, * toquem harpa e tambor em sua honra! 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo * e coroa com vitória os seus humildes. R.

5Exultem os fiéis por sua glória, * e cantando se levantem de seus leitos, 6acom louvores do Senhor em sua boca *9bEis a glória para todos os seus santos. R.

Evangelho: Jo 15,26-16,4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim. 4Eu vos digo isso para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 9 de maio
Próximo artigoLiturgia Diária – 11 de maio
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui