10 de janeiro de 2024

Quarta-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Sm 3,1-10.19-20

Naqueles dias, 1o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. 6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!’” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabeia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 39(40),2 e 5.7-8a.8b-9.10 (R. 8a.9a)

R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

2Esperando, esperei no Senhor, *e inclinando-se, ouviu meu clamor. 5É feliz quem a Deus se confia; †quem não segue os que adoram os ídolos *e se perdem por falsos caminhos. R.

7Sacrifício e oblação não quisestes, *mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, †holocaustos por nossos pecados, *8aE então eu vos disse: “Eis que venho!” R.

  bSobre mim está escrito no livro: †9“Com prazer faço a vossa vontade, *guardo em meu coração vossa lei!” R.

10Boas-novas de vossa justiça †anunciei numa grande assembleia; *vós sabeis: não fechei os meus lábios! R.

Evangelho: Mc 1,29-39

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então a febre desapareceu, e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.


Santos em destaque

São Paulo de Tebas, eremita (†séc. IV). Devido ao edito do imperador Décio, que ordenava a apostasia a todos os católicos, refugiou-se num deserto, tornando-se o primeiro eremita.

São Melquíades, Papa (†314). Recebeu do imperador Constantino o Palácio de Latrão e o tomou por residência papal. Lutou contra os donatistas e procurou estabelecer a concórdia.

São Gregório de Nissa, Bispo (†a. 400). Irmão de São Basílio Magno e de Santa Macrina. Sob influência de São Gregório Nazianzeno, abraçou o serviço divino e foi escolhido Bispo de Nissa, na atual Turquia.

São João de Jerusalém, Bispo (†417). Em tempos de controvérsia sobre a verdadeira doutrina, na cidade de Jerusalém, trabalhou arduamente pela Fé Católica e pela paz na Igreja.

São Pedro Urséolo, monge (†c. 987/988). Depois de ter sido doge de Veneza, passou o resto de sua vida num ermo próximo da Abadia de São Miguel de Cuixá, França.

Beato Gregório X, Papa (†1276). Para promover a conciliação entre os cristãos e recuperar a Terra Santa, convocou o II Concílio Ecumênico de Lyon.

Beato Gonçalo de Amarante, presbítero (†c. 1259). Sacerdote de Braga, Portugal, que após uma peregrinação pela Terra Santa tornou-se dominicano e finalmente se retirou para um ermo.

Beata Ana dos Anjos Monteagudo, virgem (†1686). Religiosa dominicana, nascida no Peru. Possuía os dons da profecia e do conselho.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever