Liturgia Diária – 1 de março

0
160

Segunda-feira da 2ª semana da Quaresma

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Felix, Papa – Basílica de São Paulo Extramuros, Roma

São Félix III, Papa (†492). Pertencente à nobreza romana, abraçou a vida clerical e sucedeu a São Simplício na Cátedra de Pedro.

Santo Albino, Bispo (†c. 550). Repreendeu veementemente os costumes abusivos dos poderosos e promoveu com ardor o III Concílio de Orleans para a renovação da Igreja.

São Rosendo, Bispo (†977). Como Bispo de Mondoñedo, Espanha, empenhou-se em renovar e estimular a vida monástica. Após renunciar à sé episcopal, ingressou no mosteiro beneditino de Celanova, do qual se tornou abade.

São David, Bispo (†c. 601). Fundou em sua diocese de Menévia, País de Gales, um mosteiro de onde partiram missionários para evangelizar a Irlanda, a Cornualha e a Armórica.

São Suitberto, Bispo (†713). Monge da Nortúmbria, foi companheiro de São Wilibrordo na evangelização da Frísia, Holanda e Alemanha. Ordenado bispo por São Wilfrido, tornou-se o apóstolo da Westfália do Sul.

São Leão Lucas, abade (†c. 900). Resplandeceu na vida eremítica e cenobítica segundo a observância dos monges orientais, nos montes da Calábria.

Santa Inês Cao Kuiying, mártir (†1856). Após ficar viúva, dedicou-se ao ensino da doutrina católica. Por isso foi presa e torturada até a morte em Xilinxian, China.

Beata Joana Maria Bonomo, abadessa (†1670). Muito favorecida por visões místicas, recebeu durante um êxtase os estigmas da Paixão de Cristo. Foi abadessa do mosteiro beneditino de Bassano, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dn 9,4b-10

4b‘Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas.

Salmo responsorial: Sl 78(79),8.9.11.13 (R. Sl 102 (103),10a)

R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas

Não lembreis as nossas culpas do passado, + mas venha logo sobre nós vossa bondade, * pois estamos humilhados em extremo. R.

9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! + Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! * Por vosso nome, perdoai nossos pecados! R.

11Até vós chegue o gemido dos cativos: + libertai com vosso braço poderoso * os que foram condenados a morrer! R.

13Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, + celebraremos vosso nome para sempre, * de geração em geração vos louvaremos. R.

Evangelho: Lc 6,36-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.’

Artigo anteriorLiturgia Diária – 28 de fevereiro
Próximo artigoRevista Arautos do Evangelho, Ano XX, nº 231, Março 2021
Redação
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui