9 de setembro de 2023

Sábado da 22ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Pedro Claver, sacerdote (†1654). Jesuíta nascido na Espanha, exerceu seu ministério em Cartagena, Colômbia. Durante quarenta anos, entregou-se à evangelização dos escravos negros vindos da África. Foi proclamado pelo Papa Leão XIII padroeiro das missões para os negros.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Cl 1,21-23

Irmãos, 21vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, 22eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. 23Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Salmo responsorial: Sl 53(54),3-4.6 e 8 (R. 6a)

R. Quem me protege e me ampara é meu Deus.

3Por vosso nome, salvai-me, Senhor; *e dai-me a vossa justiça! 4Ó meu Deus, atendei minha prece *e escutai as palavras que eu digo! R.

6Quem me protege e me ampara é meu Deus; *é o Senhor quem sustenta minha vida! 8Quero ofertar-vos o meu sacrifício *de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, *quero cantar vosso nome que é bom! R.

Evangelho: Lc 6,1-5

1Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. 2Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?” 3Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? 4Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. 5E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.


Santos em destaque

Beata Maria de la Cabeza, mãe de família (†séc. XII). Esposa de Santo Isidro Labrador, padroeiro de Madri. Modelo de esposa e mãe, sobretudo por sua piedade, paciência e caridade.

Beato Jorge Douglas, presbítero e mártir (†1587). Sacerdote escocês condenado à morte por negar-se a reconhecer a rainha Isabel I como cabeça suprema da Igreja na Inglaterra.

Beato Pedro Bonhomme, presbítero (†1861). Distinguiu-se por suas missões populares e evangelização dos camponeses, na França. Fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Monte Calvário, para cuidar dos jovens, doentes e necessitados.

Beato Tiago Desiré Laval, sacerdote (†1864). Medico francês, fez-se sacerdote e pregou missões durante 23 anos na Ilha Maurício (Oceano Índico).

Beato Francisco Gárate Aranguren, religioso (†1929). Irmão professo jesuíta, durante quarenta e dois anos foi porteiro na Universidade de Deusto, em Bilbao, Espanha.

Beata Maria Eutímia, virgem (†1955). Religiosa da Congregação das Irmãs da Misericórdia, serviu a Deus na pessoa dos enfermos durante a Segunda Guerra Mundial. Faleceu em Münster, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...

24 de abril de 2024

Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever