Liturgia Diária – 9 de outubro

0
516

Sábado da 27ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Dinis – Catedral de Amiens (França)

São Dionísio ou Dinis, Bispo e companheiros, mártires, (†250). Bispo de Paris, foi decapitado junto com o sacerdote Rústico e o diácono Eleutério na colina de Montmartre, nos arredores da cidade. Ver também: Os fulgores da Ressurreição.

São João Leonardo, presbítero. Fundador dos Clérigos da Mãe de Deus, em 1574, e da Congregação da Doutrina Cristã, para catequizar a juventude e premunir os adultos contra os erros da Reforma. Amigo íntimo de São Felipe Néri. Fundou em Roma uma escola para formar missionários. Faleceu em 1609.

Santo Abraão, patriarca. Atendendo ao chamado de Deus, partiu de Ur dos Caldeus em busca da terra que Ele lhe prometeu.

São Luís Beltran, presbítero (†1581). Dominicano espanhol que pregou o Evangelho aos indígenas na América Meridional e os defendeu contra os abusos dos colonizadores.

São Deusdedit, (†c. 834). Abade do mosteiro beneditino de Monte Cassino, Itália. Encarcerado por ordem do tirano Sicardo, morreu em decorrência da fome e outras privações.

São Gisleno, monge (†séc. VII). Eremita no bosque de Hainaut, Bélgica, fundou ali mesmo um mosteiro em honra de São Pedro e São Paulo, dando origem à cidade de Saint-Ghislain.

São Guntero, eremita (†1045). Abandonando os bens terrenos, abraçou a vida monástica na Ordem Beneditina. Após alguns anos, optou pela vida eremítica, retirando-se nos bosques da Baviera e Boêmia.

Santa Públia (†século IV). Piedosa viúva de Antioquia que se fez monja. Foi esbofeteada por ordem de Juliano, o apóstata, por cantar salmos que condenavam a idolatria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jl 4, 12-21

Assim fala o Senhor: 12“Levantem-se e ponham-se em marcha os povos rumo ao vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor. 13Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. 14Povos e mais povos no vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no vale da Decisão. 15Escureceram o sol e a lua, e as estrelas perderam o brilho. 16Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel. 17Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos. 18Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte que irá alimentar a torrente de Setim. 19O Egito será devastado e a Idumeia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras. 20Judá será habitada para sempre e Jerusalém, por todos os séculos. 21Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo”. O Senhor está habitando em Sião.

Salmo responsorial:   Sl 96(97), 1-2.5-6.11-12 (R. 12a)
R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *e as ilhas numerosas rejubilem! 2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *que se apóia na justiça e no direito. R.

5As montanhas se derretem como cera *ante a face do Senhor de toda a terra; 6e assim proclama o céu sua justiça, *todos os povos podem ver a sua glória. R.

11Uma luz já se levanta para os justos, *e a alegria, para os retos corações. 12Homens justos, alegrai-vos no Senhor, *celebrai e bendizei seu santo nome! R.

Evangelho: Lc 11, 27-28

Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 8 de outubro
Próximo artigoLiturgia Diária – 10 de outubro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui