Dia 8 de setembro

0
65

Festa da Natividade de Nossa Senhora

Natividade de Nossa Senhora. Festa do nascimento d’Aquela que foi concebida sem pecado e nasceu da estirpe de David. Não há glória mais excelsa que a sua, a de ser Mãe de Deus.

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Sérgio I, Papa (†701). De origem síria, dedicou-se intensamente à evangelização dos saxões e frísios. Resolveu sabiamente muitas controvérsias e conflitos, preferindo morrer a
consentir nos erros.

Santo Isaac, Bispo (†438). Traduziu para o armênio os livros litúrgicos, boa parte da Bíblia e muitos outros escritos católicos. Colaborou o quanto pôde para a cultura, espiritualidade e ortodoxia de seu povo.

São Tomás de Villanueva, Bispo (†1555). Sacerdote da Ordem Agostiniana, foi nomeado contra sua vontade Arcebispo de Valência (Espanha). Grande teólogo e devoto da Virgem Maria, considerado um dos maiores pregadores de seu tempo.

Beato Ladislau Bladzinski, presbítero e mártir (†1944). Sacerdote polonês da Congregação de São Miguel Arcanjo, morto no campo de concentração de Gross-Rosen.

Beato Frederico Ozanam, leigo (†1853). Italiano de nascimento, fundou com mais seis companheiros a Sociedade de São Vicente de Paulo. Faleceu em Marselha, França, no caminho de regresso à Itália.

Beata Serafina Sforza, religiosa (†1478). Esposa do senhor de Pésaro, Itália, suportou muitas adversidades na vida conjugal e, após ficar viúva, passou o resto dos seus anos sob a regra de Santa Clara.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Mq 5, 1-4

Assim diz o Senhor: 1“Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. 2Deus deixará seu povo ao abandono, até o tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até os confins da terra, 4e ele mesmo será a paz”.

Salmo responsorial: Sl 70(71),6; Sl 12(13),6 (R. Is 61,10)

R. Exulto de alegria no Senhor.

70,6Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, + desde o seio maternal, o meu amparo: * para vós o meu louvor eternamente! R.

12,6uma vez que confiei no vosso amor, + meu coração, por vosso auxílio, rejubile, * e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! R.

Evangelho: Mt 1,1-16.18-23 ou 1,18-23

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.

[18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui