Dia 7 de agosto

0
97

Sexta-feira da 18ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Sisto, Papa – Museu Nacional de Vila Guinigi, Lucca (Itália)

São Sisto II, Papa, e companheiros, mártires (†258). Foi preso durante uma Celebração Eucarística no cemitério de Calisto, e morto por ódio à Fé com quatro de seus diáconos.

São Caetano de Tiene, presbítero (†1547 Nápoles – Itália). Dedicou-se às obras de caridade, especialmente ao cuidado de doentes incuráveis. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, para restauração da vida sacerdotal e religiosa.

Santo Alberto de Trapani, presbítero (†c. de 1306). Sacerdote carmelita italiano que, por suas ardorosas pregações, obteve a conversão de muitos judeus ao Cristianismo.

São Vitrício de Rouen, Bispo (†c. 410). Foi torturado e condenado à morte no tempo do Imperador Juliano, por ter abandonado o exército para seguir a Cristo, mas acabou sendo liberado e ordenado Bispo.

São Miguel de la Mora, presbítero e mártir (†1927). Fuzilado em Colima, México, durante a perseguição contra a Igreja. Para proclamar seu amor por Maria, quis morrer rezando o Rosário.

Beato Edmundo Bojanowski, sacerdote (†1871). Fundou na Polônia a Congregação das Servas da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, para a evangelização dos pobres e abandonados.

Beatos Agatângelo de Vendôme e Cassiano de Nantes, presbíteros e mártires (†1638). Religiosos capuchinhos que na Síria, Egito e Etiópia procuraram reconciliar os cristãos separados com a Igreja. Foram enforcados com os próprios cordões por ordem do rei em Gondar, Etiópia.

Beato Jordão Forzaté, abade (†c.1248). Para escapar do incêndio que se alastrava em Pádua, refugiou-se no mosteiro de São Bento. Ali permaneceu, atraído pela vida religiosa.

Beato Nicolau Postgate, presbítero e mártir (†1679). Enforcado durante o reinado de Carlos II da Inglaterra, em York, por ser
sacerdote.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Naum 2,1.3; 3,1-3.6-7

1“Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras. 3,1Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos. 6Farei cair sobre ti tuas abominações e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 7Assim, todos os que te virem fugirão para longe, dizendo: ‘Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?’”

Salmo responsorial: Dt 32

Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

35cJá vem o dia em que serão arruinados *
be o seu destino se apressa em chegar.

36aPorque o Senhor fará justiça ao seu povo *
b e salvará todos aqueles que o servem. R.

39aSaibam todos que eu sou, somente eu, *
b e não existe outro Deus além de mim:

cquem mata e faz viver sou eu somente, *
d sou eu que firo e eu que torno a curar. R.

41Se eu afiar a minha espada reluzente *
e com as minhas próprias mãos fizer justiça,

dos adversários todos hei de me vingar *
e vou retribuir aos que odeiam. R.

Evangelho: Mt 16,24-28

Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui