Festa da Transfiguração do Senhor

Comentários ao Evangelho: Anúncio da realidade futura, e A Transfiguração do Senhor e nossa santificação, por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santo Hormisdas, Papa (†523). Amante da paz, resolveu o cisma provocado por Acácio no Oriente e combateu a simonia.

São Justo e São Pastor, mártires (†304). Irmãos martirizados na Espanha; quando ainda meninos, apresentaram-se voluntariamente aos tribunais para professar a fé em Cristo.

Beato Gecelino, eremita (†c. 1138). Nasceu em Luxemburgo e viveu como anacoreta num bosque, confiando somente em
Deus.

Beata Maria Francisca de Jesus Rubatto, virgem (†1904). Fundou em Loano, Itália, o Instituto das Irmãs Terciárias  Capuchinhas. Partiu para a América Latina e faleceu em Montevidéu, Uruguai.

Beato Otaviano, Bispo (†1132). Monge beneditino, irmão do Papa Calisto II, eleito Bispo de Savona.

Beato Tadeu Dulny, mártir (†1942). Seminarista polonês preso no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dn 7,9-10.13-14

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve, e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

Salmo responsorial: Sl 96(97)

Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

¹Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
e as ilhas numerosas rejubilem!

²Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito. R.

5As montanhas se derretem como cera *
ante a face do Senhor de toda a terra;

6e assim proclama o céu sua justiça, *
todos os povos podem ver a sua glória.R.

9Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, †
muito acima do universo que criastes, *
e de muito superais todos os deuses. R.

Evangelho: Mt 17,1-9

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui