Santos em destaque

São Pedro Nguyen Van Tu, presbítero e mártir (†1838). Religioso dominicano que continuou exercendo seu ministério clandestinamente, durante a perseguição religiosa no Vietnã. Descoberto, foi preso e recebeu a pena capital.

Um Anjo conduz a barca onde se encontravam São Bertino e Momelin, sem velas nem remos – Museu de Dijon, Dijon (França)

São Bertino, abade (cerca de 698). Junto com dois companheiros, fundou o mosteiro de Sithiu, na Flandres, do qual foi abade durante por 60 anos.

Santo Herculano, Mártir, séc. II.

Santos Urbano, Teodoro, Menedemio e companheiros mártires, séc. IV.

Beato Florêncio Dumontet de Cardaillac, sacerdote e mártir (†1794). Dedicado à evangelização dos pobres, foi martirizado durante a Revolução Francesa.

Beato João de Siponto, abade (†séc. XII). Fundou na Dalmácia o Mosteiro de São Miguel. Adotou os costumes próprios aos seguidores de São João de Matera: vida comunitária com muitos aspectos de vida eremítica.

Beato Guilherme Browne, mártir (†1605). No reinado de Jaime I da Inglaterra, foi condenado à morte por haver convertido outros ingleses à Fé católica.

 

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 35, 4-7a

4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes de água.

Salmo: Sl 145(146), 7.8-9a.9bc-10 (R. 1.2a)
R. Bendize, ó minha alma ao Senhor. Bendirei ao Senhor toda a vida! Ou R.Aleluia, Aleluia, Aleluia.

O Senhor é fiel para sempre, *7faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, *é o Senhor quem liberta os cativos. R.

8O Senhor abre os olhos aos cegos *o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo *9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro. R.

9bcEle ampara a viúva e o órfão *mas confunde os caminhos dos maus. 10O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará *para sempre e por todos os séculos! R.

Segunda leitura: Tg 2,1-5

1Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida, e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés” – 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?

Evangelho: Mc 7, 31-37

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer “abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 4 de setembro
Próximo artigoLiturgia Diária – 6 de setembro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui