5 de setembro de 2023

Terça-feira da 22ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Ts 5,1-6.9-11

1Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. 2Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. 3Quando as pessoas disserem: “Paz e segurança!”, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar. 4Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. 5Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. 6Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios. 9Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. 11Por isso, exortai-vos e edificai-vos uns aos outros como já costumais fazer.

Salmo responsorial: Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 13)

R. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

1O Senhor é minha luz e salvação; *de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; *perante quem eu tremerei? R.

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, *e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor *por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor *e contemplá-lo no seu templo. R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, *espera no Senhor! R.

Evangelho: Lc 4,31-37

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” 35 Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.


Santos em destaque

Santo Herculano, Mártir, séc. II.

Santos Urbano, Teodoro, Menedemio e companheiros mártires, séc. IV.

São Bertino, abade (†c. 698). Junto com dois companheiros, fundou o mosteiro de Sithiu, na Flandres, do qual foi abade durante por 60 anos.

São Pedro Nguyen Van Tu, presbítero e mártir (†1838). Religioso dominicano que continuou exercendo seu ministério clandestinamente, durante a perseguição religiosa no Vietnã. Descoberto, foi preso e recebeu a pena capital.

Beato João de Siponto, abade (†séc. XII). Fundou na Dalmácia o Mosteiro de São Miguel. Adotou os costumes próprios aos seguidores de São João de Matera: vida comunitária com muitos aspectos de vida eremítica.

Beato Guilherme Browne, mártir (†1605). No reinado de Jaime I da Inglaterra, foi condenado à morte por haver convertido outros ingleses à Fé católica.

Beato Florêncio Dumontet de Cardaillac, sacerdote e mártir (†1794). Dedicado à evangelização dos pobres, foi martirizado durante a Revolução Francesa.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

11 de maio de 2024

Sábado da 6ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

10 de maio de 2024

Sexta-feira da 6ª semana da Páscoa Memória facultativa de São...

9 de maio de 2024

Quinta-feira 6ª semana da Páscoa Leituras da Missa Santos...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever