Liturgia Diária – 5 de outubro

0
483

Terça-feira da 27ª semana do Tempo Comum


Leituras da Missa

Santos em destaque

Santa Faustina Kowalska, virgem, religiosa (†1938). Teve uma intensa vida mística marcada pelas revelações sobre a Misericórdia Divina, que ela se empenhou em difundir para bem das almas. Ver também: A grandiosa missão de anunciar a Misericórdia Dize aos pecadores que estou sempre a sua espera.

São Plácido – Museu Regional de Messina, Messina (Itália)

São Plácido, monge (†séc. VI). Discípulo de São Bento desde a infância. Padroeiro dos noviços beneditinos.

Santo Apolinário, Bispo (†cerca de 520). Deu nova autoridade e esplendor à Religião Cristã na diocese de Valença, França.

São Froilan, Bispo (†905). Bispo de Leon (Espanha), empenhou-se especialmente na evangelização das regiões reconquistadas aos mouros.

São Benedito, o Negro (†1589). Filho de escravos vindos da Etiópia para a Itália, fez-se franciscano e dedicou-se a trabalhos humildes no convento. Embora não fosse sacerdote, chegou a exercer o cargo de Superior.

Santa Flora, virgem (†1347). Religiosa da Ordem de São João de Jerusalém. Dedicou-se à assistência aos enfermos pobres no Hospital de Beaulieu, França.

Santa Ana Schäffer, virgem (+1925). Jovem alemã que exercendo o trabalho de empregada doméstica queimou-se com água fervente; nunca curando das feridas dedicou sua vida à pobreza e oração oferecendo os sofrimentos pela salvação das almas.

Beato Raimundo de Cápua, presbítero (†1399). Sacerdote dominicano, diretor espiritual de Santa Catarina de Sena.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jn 3,1-10

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive, e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

Salmo responsorial: Sl 129(130), 1-2.3-4ab.7-8 (R. 3)
R. Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

1Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, *2escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos *ao clamor da minha prece! R.

3Se levardes em conta nossas faltas, *quem haverá de subsistir? 4Mas em vós se encontra o perdão, *eu vos temo e em vós espero. R.

5No Senhor ponho a minha esperança, *espero em sua palavra. 6ª minh’alma espera no Senhor *mais que o vigia pela aurora. R.

7Espere Israel pelo Senhor, *pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. 8Ele vem libertar a Israel *de toda a sua culpa. R.

Evangelho: Lc 10, 38-42

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Artigo anteriorLiturgia Diária – 4 de outubro
Próximo artigoLiturgia Diária – 6 de outubro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui