4 de novembro de 2023

Memória de São Carlos Borromeu

São Carlos Borromeu, Bispo. Nascido em 1538, de nobre família italiana. Com apenas 21 anos, foi sagrado Bispo de Milão, e elevado a cardeal por seu tio, o Papa Pio IV. Deu extraordinários exemplos de virtude e foi modelo perfeito de pastor de almas. Aplicou as reformas do Concílio de Trento e faleceu aos 46 anos.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 11,1-2a.11-12.25-29

Irmãos, 1eu pergunto: Será que Deus rejeitou o seu povo? — De modo algum. Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim… 2aDeus não rejeitou o seu povo, que ele desde sempre considerou. 11Eu pergunto: Acaso eles tropeçaram para cair? — Não, de modo algum. De fato, o passo em falso que eles deram serviu para a salvação dos pagãos, e a salvação dos pagãos, por sua vez, deve servir para despertar ciúme neles. 12Ora, se o passo em falso deles foi riqueza para o mundo e o pequeno número de crentes dentre eles foi riqueza para os pagãos, que riqueza não será a adesão de todos eles ao Evangelho! 25Irmãos, para não serdes presunçosos por causa da vossa sabedoria, é importante que conheçais o mistério, a saber: o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação. 26E então todo o Israel será salvo, como está escrito: “De Sião virá o libertador; ele tirará as impiedades do meio de Jacó. 27Essa será a realização da minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”. 28De fato, com relação ao Evangelho, eles são inimigos, para benefício vosso, mas com relação à escolha divina, eles são amados, por causa dos patriarcas. 29Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

Salmo responsorial: Sl 93(94),12-13a.14-15.17-18 (R. 14a)

R. O Senhor não rejeita o seu povo!

12É feliz, ó Senhor, quem formais †e educais nos caminhos da Lei, *13apara dar-lhe um alívio na angústia.  R.

14O Senhor não rejeita o seu povo *e não pode esquecer sua herança: 15voltarão a juízo as sentenças; *quem é reto andará na justiça. R.

17Se o Senhor não me desse uma ajuda, *no silêncio da morte estaria! 18Quando eu penso: “Estou quase caindo!” *Vosso amor me sustenta, Senhor! R.

Evangelho: Lc 14,1.7-11

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.


Santos em destaque

São Piério, presbítero (†séc. IV). Sacerdote de Alexandria, insigne filósofo, porém mais ilustre pela integridade de vida e voluntária pobreza.

Santa Modesta, abadessa (†séc. VII). Consagrada a Deus desde a infância, foi a primeira abadessa do convento de Öhren, na cidade de Tréveris, Alemanha.

Santo Henrique ou Emerico da Hungria (†1031). Filho de Santo Estevão rei da Hungria, colaborou com seu pai na evangelização dos súditos.

São Félix de Valois (séc. XIII). Príncipe da Casa Real francesa, renunciou ao mundo e fundou, junto com São João da Mata, a Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cativos.

Beata Helena Enselmini, virgem (†1242). Recebeu o hábito das mãos de São Francisco e teve por diretor espiritual Santo Antônio de Pádua. Acometida de dolorosíssima enfermidade, deu heroicas provas de paciente resignação.

Beata Francisca de Amboise, religiosa (†1485). Desposada com Pedro II, duque da Bretanha, ambos mantiveram castidade perfeita de comum acordo. Após ficar viúva, fez-se carmelita e fundou os mosteiros de Bondón e Nantes, na França.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever