Dia 31 de outubro

0
80

Sábado da 30ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santo Afonso Rodríguez – Paróquia dos Jesuítas, Santander (Espanha)

Santo Afonso Rodríguez, religioso (†1617). Ao perder sua esposa e filhos, tornou-se jesuíta e foi por muitos anos porteiro do colégio de Palma de Maiorca, Espanha. Ver também: O carisma da boa conversa.

Santo Antonino, Bispo (†c. 661). Trabalhou incansavelmente para extinguir a heresia ariana entre os lombardos.

Beato Cristóvão de Romanha, presbítero (†1272). Frade menor enviado pregar na Aquitânia pelo próprio São Francisco de Assis. Morreu centenário em Cahors, França.

Beato Leão Nowakowski, presbítero e mártir (†1939). Fuzilado em Piotrków Kujawski durante a ocupação militar da Polônia.

Beato Domingos Collins, religioso e mártir (†1602). Irmão coadjutor jesuíta, preso, torturado e enforcado na Irlanda, por ter se recusado a renegar sua Fé.

Beato Tomás Bellacci de Florença, religioso (†1447). Arrependendo-se de sua juventude dissoluta, ingressou como irmão leigo na Ordem dos Frades Menores.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Fl 1,18-26

Irmãos, 18de qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado. E eu me alegro com isso e sempre me alegrarei. 19Pois eu sei que isso resultará na minha salvação graças à vossa oração e à assistência do Espírito de Jesus Cristo. 20Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança, não terei de corar de vergonha. Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo – o que para mim seria de longe o melhor -, 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 25Por isso, sei com certeza que vou ficar e continuar com vós todos, para que possais progredir e alegrar-vos na fé. 26Assim, com a minha volta para junto de vós, vai aumentar ainda a razão de vos gloriardes em Cristo Jesus.

Salmo responsorial: Sl 41(42), 2.3.5bcd (R/.3a)
R. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!

2Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minha alma por vós, ó meu Deus! R.

3Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus? R.

5bPeregrino e feliz caminhando c para a casa de Deus, dentre gritos, louvor e alegria da multidão jubilosa. R.

Evangelho: Lc 14,1.7-11

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola: 8“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui