3 de setembro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 20,7-9

7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim. 8Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro. 9Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo: desfaleci, sem forças para suportar.

Salmo responsorial: Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

R. A minh’alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!

2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! *Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, †minha carne também vos deseja, *como terra sedenta e sem água! R.

3Venho, assim, contemplar-vos no templo, *para ver vossa glória e poder. 4Vosso amor vale mais do que a vida: *e por isso meus lábios vos louvam. R.

5Quero, pois, vos louvar pela vida, *e elevar para vós minhas mãos! 6A minh’alma será saciada, *como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, *ao cantar para vós meu louvor! R.

8Para mim fostes sempre um socorro; *de vossas asas à sombra eu exulto! 9Minha alma se agarra em vós; *com poder vossa mão me sustenta. R.

Segunda leitura: Rm 12,1-2

1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: Este é o vosso culto espiritual. 2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

Evangelho: Mt 16,21-27

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” 24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.


Santos em destaque

São Marino, diácono (†s. IV). Pregou na região de Rímini e, durante as perseguições de Diocleciano, retirou-se ao Monte Titano, onde fundou um povoado que daria origem à República de San Marino.

São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja. Combateu a heresia nestoriana, defendeu a supremacia da Santa Sé, lutou pela reforma do clero e da vida monástica. Enviou Santo Agostinho de Cantuária a evangelizar as Ilhas Britânicas. Grande promotor canto que leva seu nome: o gregoriano. Morreu em 604.

São Rimágilo, Bispo e abade (†c. 671- 679). Ainda jovem, foi eleito abade de Solignac, França. Fundou os mosteiros de Stavelot e Malmedy.

São João Pak Hu-jae e companheiros, mártires (†1839). Condenados pelos tribunais coreanos ao confessaram ardorosamente a fé católica. Após inúmeras torturas, foram decapitados na Porta Oeste de Seul.

Beato Guala, Bispo (†1244). Frade dominicano nomeado Bispo de Bréscia, lutou pela paz nos tempos do Imperador Federico II. No fim da vida, retirou-se ao mosteiro de Astino, Itália, onde faleceu.

Beato Bartolomeu Gutierrez, sacerdote, e cinco companheiros, mártires (†1632). Por ordem à fé cristã, foram torturados e queimados vivos em Nagasaki (Japão).

Beata Brígida de Jesus Morello, religiosa (†1679). Após enviuvar, dedicou-se à penitência e às obras de caridade. Fundou em Piacenza, Itália, a Congregação das Irmãs Ursulinas de Maria Imaculada, para educação da juventude feminina.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever