3 de dezembro de 2023

1º Domingo do Advento

Omite-se memória de São Francisco Xavier, presbítero.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 63,16b-17.19b;64,2b-7

16Senhor, tu és nosso pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. 19Ah! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti. 64,2Desceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. 4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos. 5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. 6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo; escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. 7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.

Salmo responsorial: Sl 79(80),2ac.3b.15-16.18-19 (R. 4)

R. Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!

2aÓ Pastor de Israel, prestai ouvidos. †cVós que sobre os querubins vos assentais, *aparecei cheio de glória e esplendor! 3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus *e vinde logo nos trazer a salvação! R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo! †Olhai dos altos céus e observai. *Visitai a vossa vinha e protegei-a! 16Foi a vossa mão direita que a plantou; *protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.

18Pousai a mão por sobre o vosso protegido, *o filho do homem que escolhestes para vós! 19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! *Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Segunda leitura: 1Cor 1,3-9

Irmãos, 3para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

Evangelho: Mc 13,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: vigiai!”


Santos em destaque

São Sofonias, profeta. No tempo de Josias, rei de Judá, profetizou a ruína dos ímpios e fortaleceu nos pobres e necessitados a esperança da salvação.

São Birino, Bispo (†650). Enviado como missionário junto aos anglos pelo Papa Honório I, logrou a conversão do rei Cynegils e fixou sua sede episcopal em Dorchester.

São Francisco Xavier. Nasceu em 1506 no Castelo de Xavier, Espanha. Estudou em Paris onde conheceu Santo Inácio de Loyola, formando com este o primeiro grupo da Companhia de Jesus. Aos 35 anos foi enviado como missionário para as colônias portuguesas nas Índias Orientais, sendo Goa o centro de suas atividades. Daí, passou para o Japão, onde constituiu o primeiro núcleo de cristãos. Morreu a caminho da China, na ilha de Sanchuão, aos 46 anos. É, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeiro das missões.

Beato Eduardo Coleman, mártir (†1678). Secretário da Duquesa de York convertido ao catolicismo. Falsamente acusado de conspirador, foi executado durante o reinado de Carlos II.

Beato João Nepomuceno De Tschiderer, Bispo (†1860). Bispo de Trento (Itália) que em tempos difíceis ofereceu um admirável testemunho de amor pela sua diocese.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de março de 2024

Sexta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

21 de março de 2024

Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...

20 de março de 2024

Quarta-feira da 5ª semana da Quaresma Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever