Dia 29 de outubro

0
81

Quinta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Narciso – Museu Diocesano, Ibiza (Espanha)

São Narciso, Bispo (†c. 222). Eleito Bispo de Jerusalém quando tinha quase 100 anos de idade, foi modelo de paciência e fé. Faleceu aos 116 anos.

Santo Honorato de Vercelli, Bispo (†415). Discípulo de Santo Eusébio, acompanhou-o no exílio. Foi ordenado bispo por Santo Ambrósio a quem assistiu na hora da morte.

São Zenóbio, presbítero e mártir (†séc. IV). Morto em Sidon (Libano) quando exortava os outros cristãos a enfrentarem com ânimo os tormentos do martírio.

São Teodário, abade (†cerca de 575). Monge da região de Vienne, França, nomeado por seu Bispo “intercessor perante Deus” e penitenciário maior de toda a diocese.

Santo Abraão, anacoreta (†366). Nascido em uma rica família de Edessa, Síria, fez-se eremita numa estreita cela. Ordenado sacerdote, evangelizou a região de Beth-Kiduna e, logo que pôde, retomou sua vida de anacoreta.

Beato Caetano Errico, sacerdote (†1860). Dotado de dons sobrenaturais: bilocação, êxtases e discernimento dos espíritos. Fundou em Nápoles a congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 6,10-20

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor e, no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. 13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. 16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. 19Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.

Salmo responsorial:   Sl 143(144),1.2.9-10 (R/.2a)
R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † que adestrou minhas mãos para a luta e os meus dedos treinou para a guerra! R.

2Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés. R.

9Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, 10a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi. R.

Evangelho: Lc 13,31-35

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo, não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui