Dia 29 de outubro

0
214

Quinta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Narciso – Museu Diocesano, Ibiza (Espanha)

São Narciso, Bispo (†c. 222). Eleito Bispo de Jerusalém quando tinha quase 100 anos de idade, foi modelo de paciência e fé. Faleceu aos 116 anos.

Santo Honorato de Vercelli, Bispo (†415). Discípulo de Santo Eusébio, acompanhou-o no exílio. Foi ordenado bispo por Santo Ambrósio a quem assistiu na hora da morte.

São Zenóbio, presbítero e mártir (†séc. IV). Morto em Sidon (Libano) quando exortava os outros cristãos a enfrentarem com ânimo os tormentos do martírio.

São Teodário, abade (†cerca de 575). Monge da região de Vienne, França, nomeado por seu Bispo “intercessor perante Deus” e penitenciário maior de toda a diocese.

Santo Abraão, anacoreta (†366). Nascido em uma rica família de Edessa, Síria, fez-se eremita numa estreita cela. Ordenado sacerdote, evangelizou a região de Beth-Kiduna e, logo que pôde, retomou sua vida de anacoreta.

Beato Caetano Errico, sacerdote (†1860). Dotado de dons sobrenaturais: bilocação, êxtases e discernimento dos espíritos. Fundou em Nápoles a congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 6,10-20

10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor e, no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. 13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. 16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. 19Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.

Salmo responsorial:   Sl 143(144),1.2.9-10 (R/.2a)
R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † que adestrou minhas mãos para a luta e os meus dedos treinou para a guerra! R.

2Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés. R.

9Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, 10a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi. R.

Evangelho: Lc 13,31-35

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo, não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’”.

Artigo anteriorDia 28 de outubro
Próximo artigoDia 30 de outubro
Artigos não assinados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui