Dia 29 de julho

0
61

Memória de Santa Marta

Leituras da Missa

Santa Marta – Catedral de Bayona, (França)

Irmã de Lázaro e Maria. Jesus hospedava-se em sua casa de Betânia. Quando Jesus chegou para ressuscitar seu irmão, ela proclamou: “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo” (Jo 11, 27). Ver: O amor imperfeito de Maria e a preocupação naturalista de Marta, por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP.

Outros Santos em destaque

Santo Luís Martin, pai de família (†1894). Pai de Santa Teresinha do Menino Jesus. Levou uma vida matrimonial exemplar
com sua esposa, Santa Zélia Martin.

Santo Olavo, rei e mártir (†1030). Difundiu a Fé e combateu  a idolatria no Reino da Noruega. Morreu atravessado pela espada dos seus inimigos.

São Guilherme Pinchon, Bispo (†1234). Pastor de Saint-Brieuc, França, brilhou por sua bondade e simplicidade e por   defender os direitos da Igreja e da sua grei.

São Lopo, Bispo (†c. 478). Sendo monge da abadia de Lérins, foi eleito Bispo de Troyes, França. Defendeu a cidade contra os hunos e, junto com São Germano de Auxerre, combateu a heresia pelagiana na Bretanha.

Beato João Batista Egozcuezábal Aldaz, religioso e mártir (†1936). Irmão da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, assassinado nos arredores de Barcelona durante a Guerra Civil Espanhola.

Beatos Luís Bertran, Mancio da Santa Cruz e Pedro de Santa Maria, mártires (†1627). Missionários espanhóis queimados vivos em Omura, Japão.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Jo 4,7-16

Leitura da Primeira Carta de São João

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 13A prova de que permanecemos com ele e ele conosco é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele e ele com Deus. 16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

Salmo responsorial Sl 33(34)

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

²Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *
seu louvor estará sempre em minha boca.

³Minha alma se gloria no Senhor; *
que ouçam os humildes e se alegrem!R.

4Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *
exaltemos todos juntos o seu nome!

5Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *
e de todos os temores me livrou.R.

6Contemplai a sua face e alegrai-vos, *
e vosso rosto não se cubra de vergonha!

7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *
e o Senhor o libertou de toda angústia.R.

8O anjo do Senhor vem acampar *
ao redor dos que o temem, e os salva.

9Provai e vede quão suave é o Senhor! *
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!R.

10Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
porque nada faltará aos que o temem.

11Os ricos empobrecem, passam fome, *
mas aos que buscam o Senhor não falta nada.R.

Aclamação ao Evangelho:  Jo 8,12

Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue, não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.

Evangelho:  Jo 11,19-27

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui