Dia 28 de outubro

0
75

Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos e mártires. São Judas evangelizou o Egito e a Mauritânia; São Simão a Índia, Samaria, Síria e Mesopotâmia. Ambos foram martirizados na Pérsia.

Leituras da Missa

 

Santos em destaque

São Faro, Bispo (†670). Persuadido por sua irmã, Santa Fara, abandonou a corte para servir somente a Deus. Nomeado bispo de Meaux, França, dedicou-se à conversão dos pagãos, erigiu paróquias e fundou mosteiros.

São João Ðat, presbítero e mártir (†1798). Decapitado em Cho-Ra, Vietnã.

São Rodrigo Aguilar, presbítero e mártir (†1927). Condenado à forca durante a perseguição religiosa no México, morreu bradando “Viva Cristo Rei e Santa Maria de Guadalupe”.

São Germano, abade (†séc. XI). Fundou e dirigiu o priorato de Talloires, França.

São Vicente, Santa Sabina e Santa Cristeta, mártires (cerca de 305). Vicente e suas duas irmãs foram martirizados juntos na cidade de Ávila, durante as perseguições de Diocleciano.

São Ferrúcio, mártir (†c. 300). Abandonou a carreira militar para servir melhor e mais livremente a Cristo. Foi martirizado em Mogúncia, Alemanha.

Beato Salvador Damião Enguix Garés, mártir (†1936). Membro da Ação Católica e fundador da Adoração Noturna em Alcira (Espanha), assassinado nessa cidade durante a Guerra Civil.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 2,19-22

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

Salmo responsorial: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R/.5a)
R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; 3O dia ao dia transmite essa mensagem, a noite à noite publica essa notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; 5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. R.

Evangelho: Lc 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui