Dia 28 de novembro

0
120

Sábado da 34ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Tiago de Marca – Igreja de São Francisco, O Porto de Santa Maria (Espanha)

São Tiago de Marca, presbítero, séc. XV. Tal como seu mestre, São Bernardino de Siena, foi um grande pregador e orador.

Santos Papiniano de Vita e Mansueto de Uruci, Bispos e mártires (†século V). Estes dois prelados africanos foram queimados em todo o corpo com lâminas de ferro incandescentes, por terem defendido a Fé católica contra o rei ariano Genserico.

Santo André Tran Van Trong, mártir (†1835). Por se recusar a pisar a cruz, foi preso e, após inúmeras torturas, degolado em Kham Duong, Vietnã.

Santo Estevão, o Jovem, monge e mártir (†764). Decapitado durante a perseguição iconoclasta de Constantino Copronymo, imperador de Constantinopla.

Santa Teodora, abadessa (†980). Discípula de São Nilo, o Jovem, na Calábria (Itália).

Beato Luís Campos Górriz, mártir (†1936). Doutor em leis e membro do Apostolado Secular fuzilado em Paterna, nas proximidades de Valência, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ap 22, 1-7

A mim, João, 1o anjo do Senhor mostrou-me um rio de água viva, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida; elas dão frutos doze vezes por ano; em cada mês elas dão fruto; suas folhas servem para curar as nações. 3Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro, e seus servos poderão prestar-lhe culto. 4Verão a sua face, e o seu nome estará sobre suas frontes. 5Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão para toda a eternidade. 6Então, o anjo disse-me: “Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve. 7Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro”.

Salmo responsorial:  Sl 94(95), 1-2.3-5.6-7 (R/. 1 Cor 16,22b e Ap 22,20c)

R. Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!

1.Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o rochedo que nos salva! 2.Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos! R.

3.Na verdade, o Senhor é o grande Deus, o grande rei, muito maior que os deuses todos. 4.Tem nas mãos as profundezas dos abismos, e as alturas das montanhas lhe pertencem; 5.o mar é dele, pois foi ele quem o fez, e a terra firme suas mãos a modelaram. R.

6.Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 7.Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, † e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão. R.

Evangelho: Lc 21,34-36

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui