Dia 27 de outubro

0
51

Terça-feira da 30ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Evaristo I, Papa – Basílica de São Paulo, Roma

Santo Evaristo, Papa (†108). Dirigiu a Igreja Romana, como quarto sucessor de São Pedro, no tempo do Imperador Trajano.

São Gaudioso, Bispo (†séc. V/VI). Bispo da Abitínia, na atual Tunísia, que fugindo da perseguição dos vândalos, terminou seus dias num mosteiro por ele fundado em Nápoles, Itália.

Santo Oterano, monge (†séc. VI). Um dos primeiros discípulos de São Columba, foi abade de Meath e trabalhou na evangelização da Escócia.

Beato Bartolomeu de Breganze, Bispo (†1270). Frade da ordem de predicadores, exerceu cargos pontifícios sob Gregório IX, Inocêncio IV e Alessandro IV. Morreu sendo Bispo de Vicenza, Itália.

Beato Salvador Mollar Ventura, mártir (†1936). Religioso franciscano. Martirizado durante a perseguição anticatólica da Guerra Civil espanhola, por sua fidelidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 5,2-33

Irmãos, 21vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o salvador do seu corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha, nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.

Salmo responsorial: Sl 127(128), 1-2.3.4-5 (R/.1a)
R. Felizes todos os que respeitam o Senhor!

1Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. R.

4Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida. R.

Evangelho: Lc 13,18-21

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui