26 de outubro de 2023

Quinta-feira da 29ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rm 6,19-23

Irmãos, 19uso uma linguagem humana por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral. Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que fruto colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte. 22Agora, porém, libertados do pecado e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Salmo responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a)

R. É feliz quem a Deus se confia!

1Feliz é todo aquele que não anda *conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, *nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus *e a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore *que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, †e jamais as suas folhas vão murchar. *Eis que tudo o que ele faz vai prosperar, R.

4mas bem outra é a sorte dos perversos. †Ao contrário, são iguais à palha seca *espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Evangelho: Lc 12,49-53

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.


Santos em destaque

Santos Luciano e Marciano,  mártires (†c. 250). Segundo a tradição, no tempo do imperador Décio, por ordem do procônsul Sabino, foram queimados vivos em Izmit, Turquia, por serem cristãos.

São Rogaciano, presbítero (†séc. III). Durante a perseguição de Décio, São Cipriano confiou-lhe a administração da Igreja de Cartago. Junto com São Felicíssimo, padeceu tribulações por amor ao nome de Cristo.

São Rústico, Bispo (c. 461). Evangelizou os povos da região de Narbona, França.

São Ceda, Bispo (†664). Ordenado Bispo dos saxões orientais por São Finan, fundou várias igrejas e mosteiros, dentre eles o de Lastingham, em Yorkshire, Inglaterra.

Santo Eata, Bispo (†c. 686). Sendo abade e Bispo de Hexham (Reino Unido), não abandonou, entretanto, a vida ascética.

São Fulco, Bispo (†1229). Governou a diocese de Pavia, Itália, onde fundou escolas e estimulou a estrita observância das Regras.

Beato Damião Furcheri, presbítero (†1484). Sacerdote dominicano, incansável pregador nas regiões da Ligúria, Lombardia e Emília, Itália.

Beato Boaventura de Potenza, presbítero (†1711). Religioso da Ordem dos Irmãos Menores Conventuais, foi favorecido por dons místicos e exímio pregador. Morreu em Ravello, Itália.

Beata Celina Chludzindska Borzecka, religiosa (†1913). Fundou em Roma a Congregação das Irmãs da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever