26 de junho de 2023

Segunda-feira da 12ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 12,1-9

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Abrão: “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. 3Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!” 4E Abrão partiu, como o Senhor lhe havia dito, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando partiu de Harã. 5Ele levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, bem como todos os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram rumo à terra de Canaã e ali chegaram. 6Abrão atravessou o país até o santuário de Siquém, até o carvalho de Moré. Os cananeus estavam então naquela terra. 7O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: “Darei esta terra à tua descendência”. Abrão ergueu ali um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido. 8De lá, deslocou-se em direção ao monte que estava a oriente de Betel, onde armou sua tenda, com Betel a ocidente e Hai a oriente. Ali construiu também um altar ao Senhor e invocou o seu nome. 9Depois, de acampamento em acampamento, Abrão foi até o Negueb.

Salmo responsorial: Sl 32(33),12-13.18-19.20 e (R. 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *e a nação que escolheu por sua herança! 13Dos altos céus o Senhor olha e observa; *ele se inclina para olhar todos os homens. R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, *e que confiam esperando em seu amor, 19para da morte libertar as suas vidas *e alimentá-los quando é tempo de penúria. R.

20No Senhor nós esperamos confiantes, *porque ele é nosso auxílio e proteção! 22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, *da mesma forma que em vós nós esperamos! R.

Evangelho: Mt 7,1-5

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou como podes dizer ao teu irmão: ‘deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.


Santos em destaque

Santos João e Paulo, mártires. Séc. IV.

São Paio de Córdova, mártir (†925). Jovem de treze anos despedaçado com tenazes de ferro em Córdoba, Espanha, por proclamar sua Fé em Cristo e defender sua castidade perante as lascivas insinuações de Abderramão III.

São José Ma Taishun, mártir (†1900). Médico e catequista morto aos 60 anos, durante a perseguição
anticristã na China.

São José Maria Robles Hurtado, presbítero e mártir (†1927). Fervoroso propagador da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Foi enforcado durante a perseguição anticatólica no México.

São Josemaría Escrivá de Balaguer, presbítero (†1975). Fundador do Opus Dei.

Beato Raimundo Petiniaud de Jourgnac (†1794). Por ser sacerdote, ficou detido em condições desumanas num barco ancorado em Rochefort, França, e ali morreu consumido pelas chagas e insetos.

Beato André Jacinto Longhin, Bispo (†1936). Religioso capuchinho nomeado Bispo de Treviso, Itália, por São Pio X, ajudou os prófugos e prisioneiros durante a I Guerra Mundial e defendeu os direitos dos mais débeis da sociedade.

Beatos Nicolau Konrad, presbítero e Vladimir Pryjma, mártires (†1941). Foram fuzilados na floresta perto de Stradch, Ucrânia, quando voltavam de uma visita a um enfermo, a quem levaram os últimos Sacramento

Beato Tiago Ghazir Haddad, presbítero (†1954). Sacerdote capuchinho libanês, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Cruz no Líbano.

Beato André Iscak, presbítero e mártir (†1941). Sacerdote diocesano da Arquieparquia de Lvivdos Ucranianos, fuzilado em sua paróquia, em Sykhiv.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever