Dia 26 de julho

0
57

Domingo da 17ª semana do Tempo Comum

Por ser domingo, omite-se a Memória de São Joaquim e Sant’Ana – pais de Maria Santíssima – que comemorar-se-ia neste dia.

Leituras da Missa

Comentário ao Evangelho, de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP
As parábolas sobre o Reino

Santos em destaque

Santa Bartolomeia Capitanio – Instituto das irmãs da caridade (Itália)

Santa Bartolomeia Capitanio, virgem (†1833). Junto com Santa Vicenta Gerosa, fundou a Congregação das Irmãs da Caridade de Maria Menina. Morreu tuberculosa aos vinte e seis anos.

Beato Tito Brandsma – Igreja do Carmo, Jerez da Fronteira (Espanha)

Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir (†1942). Carmelita holandês, preso no campo de concentração de Dachau, Alemanha, por sua enérgica luta em favor da liberdade da Igreja e das escolas católicas.

Santo Erasto. Sendo tesoureiro na cidade de Corinto, tornou-se auxiliar do Apóstolo São Paulo em seu ministério.

São Jorge Preca, presbítero (†1962). Dedicou-se à formação catequética dos jovens e fundou a Sociedade da Doutrina Cristã, em La Valletta, Malta.

Santo Austindo, Bispo (†1068). Construiu a catedral, reformou os edifícios sagrados e aperfeiçoou os costumes dos fiéis na Diocese de Auch, França.

Beatas Maria Margarida de Santo Agostinho Bonnet e companheiras, virgens e mártires (†1794). Religiosas Ursulinas guilhotinadas em Orange durante a Revolução Francesa.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 3, 5.7-12

Naqueles dias, 5em Gabaon, o Senhor apareceu a Salomão em sonho, durante a noite, e lhe disse: “Pede o que desejas, e eu te darei”. 7E Salomão disse: “Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. 8Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso, que não se pode contar ou calcular. 9Dá, pois, ao teu servo um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?” 10Essa oração de Salomão agradou ao Senhor. 11E Deus disse a Salomão: “Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, 12vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti nem haverá depois de ti”.

Salmo responsorial: Sl 118 (119)

Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!

57É esta a parte que escolhi por minha herança:*
observar vossas palavras, ó Senhor!

72A lei de vossa boca, para mim,*
vale mais do que milhões em ouro e prata.R.

76Vosso amor seja um consolo para mim,
conforme a vosso servo prometestes.

77Venha a mim o vosso amor e viverei,*
porque tenho em vossa lei o meu prazer!R.

127Por isso amo os mandamentos que nos destes,*
mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!

128Por isso eu sigo bem direito as vossas leis,*
detesto todos os caminhos da mentira.R.

129Maravilhosos são os vossos testemunhos,*
eis por que meu coração os observa!

130Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina,*
ela dá sabedoria aos pequeninos.R.

Segunda leitura:  Rm 8,28-30

Irmãos: 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

Aclamação ao Evangelho: Mt 11,25

Eu te louvo, ó Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra: os mistérios do teu Reino aos pequenos, Pai, revelas!

Evangelho:  Mt 13, 44-52

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. 47O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei que se torna discípulo do Reino dos céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui