Dia 25 de outubro

0
94

Domingo da 30ª semana do Tempo Comum

Comentário ao Evangelho, por Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP.

Leituras da Missa

Santos em destaque

Convento da Luz, São Paulo, Brasil

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, presbítero (†1822 São Paulo).

São Bernardo Calbo – Catedral de Siguenza, Siguenza (Espanha)

São Bernardo Calbó, Bispo (†1243). Abade cisterciense do Mosteiro de Santes Creus, mais tarde eleito Bispo de Vic, Espanha.

São Gaudêncio, Bispo (†cerca de 410). Bispo de Brescia, ordenado por Santo Ambrósio.

São Frutos, eremita (†715). De nobre família espanhola, distribuiu seus bens aos pobres e instalou-se num rochedo escarpado, onde levou vida eremítica.

Beato Tadeu Machar, Bispo (†1492). Nobre irlandês, eleito Bispo de Cork e Cloyne, teve que sair de sua pátria pela hostilidade dos poderosos. Faleceu em Borgo Sant’Antonio, Itália, durante a viagem para Roma.

Beato Recaredo Centelles Abad, presbítero e mártir (†1936). Clérigo da Irmandade de Sacerdotes Operários Diocesanos, assassinado junto ao cemitério de Nules, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 22,20-26

Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

Salmo responsorial: Sl 17(18),2-3a.3bc-4.47.51ab (R/.2)
R. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

2Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, 3aminha rocha, meu refúgio e salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação. R.

3bcÓ meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! 4Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo! R.

47Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu salvador! 51abConcedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso ungido. R.

Segunda leitura: 1Ts 1,5-10

Irmãos, 5sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

Evangelho: Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui