25 de junho de 2023

Domingo da 12ª semana do Tempo Comum


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 20,10-13

Jeremias disse: 10“Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: ‘Denunciai-o, denunciemo-lo’. Todos os amigos observavam minhas falhas: ‘Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele’. 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha.
Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus”.

Salmo responsorial: Sl 68(69),8-10.14.17.33-35 (R. 14c)

R. Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!


8Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *e o meu rosto se cobriu de confusão;9eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *me devoram como fogo abrasador. R.

14Por isso elevo para vós minha oração, *neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, *pela vossa salvação que nunca falha! 17Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, *ponde os olhos sobre mim com grande amor! R.

33Humildes, vede isto e alegrai-vos: †o vosso coração reviverá, *se procurardes o Senhor continuamente! 34Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *e não despreza o clamor de seus cativos. 35Que céus e terra glorifiquem o Senhor *com o mar e todo ser que neles vive! R.

Segunda leitura: Rm 5,12-15

Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, o qual era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.

Evangelho: Mt 10,26-33

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.


Santos em destaque

São Máximo de Turim, Bispo, séc. V.

São Próspero de Aquitânia, monge (†c.e 463). Combateu com energia os hereges semipelagianos. É autor de várias obras de teologia, muitas delas para defender a doutrina agostiniana sobre a graça e o dom da perseverança. Foi chanceler de São Leão Magno.

Santo Adalberto, Diácono e abade (†séc. VIII). Discípulo de São Wilibrordo, ajudou-o a evangelizar a região de Egmond, Holanda.

Santa Eurósia, virgem e mártir (†714). Princesa da Boêmia, casada com o herdeiro de Aragão e Navarra, morreu confessando a Fé.

São Salomão, mártir (†874). Enquanto foi rei da Bretanha, ampliou os mosteiros, instituiu sedes episcopais e manteve a justiça. Mas, tendo abdicado, foi cegado e morto dentro de uma igreja por seus inimigos.

São Guilherme de Vercelli, abade (†1142). Grande apóstolo da vida de oração e contemplação, fundou numerosos mosteiros na Itália meridional. Morreu em Goleto.

São João de Espanha, monge (†1160). Nascido na Espanha, foi fundador e primeiro prior da Cartuxa
de Le Reposoir, Suíça. A pedido de Santo Anselmo, superior geral, iniciou o ramo feminino.

Beata Doroteia de Montau, viúva (†1394). Após a morte do marido, encerrou-se numa cela construída junto à parede da Catedral de Marienwerder, atual Polônia, dedicando-se à oração e à penitência.

Beata Maria Lhuillier, virgem e mártir (†1794). Religiosa das Irmãs Hospitaleiras da Misericórdia decapitada em Laval, França, durante a Revolução Francesa por sua fidelidade à Igreja nos votos religiosos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever