24 de setembro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 55,6-9

6Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. 8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra.

Salmo responsorial: Sl 144(145),2-3.8-9.17-18 (R. 18a)

R. O Senhor está perto da pessoa que o invoca!

2Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre. 3Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *e ninguém pode medir sua grandeza. R.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *ele é amor, é paciência, é compaixão. 9O Senhor é muito bom para com todos, *sua ternura abraça toda criatura. R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *é santo em toda obra que ele faz. 18Ele está perto da pessoa que o invoca, *de todo aquele que o invoca lealmente. R.

Segunda leitura: Fl 1,20c-24.27a

Irmãos: 20cCristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo — o que para mim seria de longe o melhor — 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 27aSó uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo.

Evangelho: Mt 20,1-16a

Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.


Santos em destaque

São Gerardo Sagredo, Bispo e mártir. (1046). Foi mestre de Santo Emerico, filho do rei Santo Estevão. É o padroeiro da Hungria.

Santo Antônio González, presbítero (†1637). Religioso dominicano enviado para o Japão com outros cinco religiosos e encarcerado pouco tempo depois. Foi submetido duas vezes ao suplício da água, até que, consumido pela febre, morreu.

São Pacífico, presbítero (†1721). Religioso Capuchinho que exerceu as funções de professor, pregador e confessor. Uma séria doença fê-lo paraplégico, cego e surdo. A exemplo de Jó, transformou o sofrimento numa plataforma para a santidade.

Beato Dalmácio Moner, presbítero (†1341). Religioso dominicano do Convento de Girona, Espanha. Passou três anos de recolhimento na gruta de Santa Maria Madalena, junto a Marselha, França.

Beatos Guilherme Spencer e Roberto Hardesty, mártires (†1589). Por confessarem a verdadeira religião, foram enforcados e esquartejados no reinado de Elisabeth I da Inglaterra.

Beato Antônio Martim Slomsek, Bispo (†1862). Cuidou com o máximo empenho das instituições eclesiásticas e da vida cristã das famílias, e lutou pela unidade da Igreja na Eslovênia.

Beata Colomba Gabriel, abadessa (†1926). Polonesa de nascença, fundou a Congregação das Irmãs Beneditinas da Caridade e a obra social “Casa da Família”, para acolher moças operárias pobres ou que estivessem longe de suas famílias.

Beato José Raimundo Ferragud Girbés, mártir (†1936). Pai de família fuzilado durante a Guerra Civil
Espanhola.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever