24 de julho de 2023

Segunda-feira da 16ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Charbel Makhluf, presbítero (†1898). Sacerdote da Ordem dos Maronitas. Levou uma vida de suma austeridade, jejum e oração.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 14,5-18

Naqueles dias, 5foi anunciado ao rei dos egípcios que o povo tinha fugido. Então, mudaram-se contra ele os sentimentos do Faraó e dos seus servos, os quais disseram: “Que fazemos? Como deixamos Israel escapar, privando-nos assim dos seus serviços?” 6O Faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7Tomou seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com os respectivos escudeiros. 8O Senhor endureceu o coração do Faraó, rei do Egito, que foi no encalço dos filhos de Israel, enquanto estes tinham saído de braço erguido. 9Os egípcios perseguiram os filhos de Israel com todos os cavalos e carros do Faraó, seus cavaleiros e seu exército, e encontraram-nos acampados junto do mar, perto de Fiairot, defronte de Beel-Sefon. 10Como o Faraó se aproximasse, levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios às suas costas. Aterrorizados, eles clamaram ao Senhor. 11E disseram a Moisés: “Foi por não haver sepulturas no Egito que tu nos trouxeste para morrermos no deserto? De que nos valeu ter sido tirados do Egito? 12Não era isso que te dizíamos lá: ‘Deixa-nos em paz servir os egípcios?’ Porque era muito melhor servir aos egípcios do que morrer no deserto”. 13Moisés disse ao povo: “Não temais! Permanecei firmes, e vereis o que o Senhor fará hoje para vos salvar; os egípcios que hoje estais vendo, nunca mais os tornareis a ver. 14O Senhor combaterá por vós, e vós, ficai tranquilos”. 15O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. 16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar. 17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios, para que sigam atrás deles, e eu serei glorificado às custas do Faraó, e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros. 18E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó, dos seus carros e cavaleiros”.

Salmo responsorial: Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R. 1a)

R. Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

 1Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: *precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! 2O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, †pois foi ele neste dia para mim libertação! *Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei. R.

3O Senhor é um Deus guerreiro, o seu nome é “Onipotente”: †4os soldados e os carros do Faraó jogou no mar. *seus melhores capitães afogou no mar Vermelho, R.

5Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. †6Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável! Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos!  R.

Evangelho: Mt 12,38-42

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”.


Santos em destaque

São Fantino, o Velho (†séc. IV). Cognominado de o Taumaturgo, operou numerosos prodígios em Tauriana, Itália.

Santa Cristina, mártir, séc. IV.

Santa Eufrásia, virgem (†séc. V). Procedendo de uma nobre família senatorial, retirou-se a levar vida eremítica no deserto da
Tebaida, Egito.

Santos Boris e Gleb, mártires (†1015). Filhos de São Vladimir, Grão-Príncipe de Kiev, preferiram a morte a se oporem pela força ao seu irmão Sviatopolk.

São Balduíno, abade (†1140). Discípulo de São Bernardo no mosteiro de Claraval, fundou em Rieti, Itália, o Convento de São Mateus.

Santa Cunegundes, religiosa (†1293). Filha dos reis da Hungria, casada com o Príncipe de Cracóvia, Polônia, viveram ambos em perfeita castidade. Após a morte do esposo, fez-se religiosa clarissa no mosteiro por ela fundado por ela fundado em Stary Sacz.

São José Fernández, presbítero e mártir (†1838). Missionário dominicano decapitado no tempo do Imperador Minh Mang, em Nam Dinh, Vietnã.

Beata Luisa, religiosa (†1503). Filha do Beato Amadeu, Duque de Saboia. Casou-se com Hugo, príncipe de Chalon, enviuvou-se ainda jovem, abandonou as honras e riquezas mundanas e fez-se Clarissa da reforma de Santa Coletta.

Beata Maria Mercedes Prat, virgem e mártir (†1936). Fuzilada durante a guerra civil espanhola, por sua condição de religiosa.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...

24 de abril de 2024

Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever