23 de setembro de 2023

Memória de São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina, sacerdote (†1968). Memória obrigatória no Brasil, facultativa em Portugal. Da ordem dos Frades Menores Capuchinhos, extraordinário taumaturgo e apóstolo do sacramento da Confissão.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Tm 6,13-16

Caríssimo, 13diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo. 15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

Salmo responsorial: Sl 99(100),2.3.4.5 (R. 2c)

R. Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos! R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho. R.

4Entrai por suas portas dando graças, †e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei! R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente! R.

Evangelho: Lc 8,4-15

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.


Santos em destaque

São Zacarias e Santa Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Messias.

São Lino, Papa e Mártir. Foi o segundo Papa da História, escolhido pelo próprio São Pedro.

Santo Adamnano de Iona, presbítero e abade (†704). Profundo conhecedor das Sagradas Escrituras e infatigável defensor da unidade, convenceu muitos escoceses e irlandeses a celebrar a Páscoa segundo o costume romano.

Beata Helena Duglioli, viúva (†1520). Nasceu em Bolonha, Itália. Em sua juventude, quis consagrar-se ao Senhor. Diante da oposição de seus familiares, foi obrigada a casar-se. Após a morte de seu marido, dedicou-se às obras de caridade.

Beatos Cristóvão, Antônio e João, mártires (†1527-1529). Jovens indígenas mortos em Tlaxcala (México), durante a primeira evangelização da América, por ajudarem a propagar a Fé cristã.

Beata Maria Emilia Tavernier, religiosa (†1851). Depois da morte do marido e de seus três filhos, fundou a Congregação das Irmãs da Providência, em Quebec (Canadá), para cuidado de órfãos e doentes mentais.

Beata Bernardina Jablonska, virgem (†1940). Fundadora da Congregação das Irmãs Servas dos Pobres em Cracóvia, Polônia. Foi filha espiritual de Santo Alberto Chmielowski.

Beato José Stanek, presbítero e mártir (†1944). Religioso da Sociedade do Apostolado Católico, preso e enforcado em Varsóvia durante a II Guerra Mundial.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever