Dia 23 de outubro

0
85

Sexta-feira da 29ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São João de Capistrano – Museu Nacional do Virreinato, Tepotzotlan (México)

Santo Inácio, Bispo (†877). Patriarca de Constantinopla, foi perseguido e exilado por repreender o imperador Bardas pelo repúdio de sua legítima esposa. Por intervenção do Papa Nicolau I, foi restituído à sua sede.

São João de Capistranosacerdote (+1456). Franciscano discípulo de São Bernardino de Sena. Foi núncio apostólico na Sicília, legado pontifício na França, e missionário na Alemanha, na Áustria, na Polônia e na Hungria. Ver também: Deus é admirável nos seus santos!

São Severino Boécio, mártir (†524). Senador e cônsul romano, famoso pela sua ampla obra filosófica e teológica, martirizado pelo rei ostrogodo Teodorico em Pavia (Itália).

Santa Etelfleda, abadessa (†séc. X). Ainda adolescente, consagrou-se a Deus no mosteiro fundado por seu pai Etelwoldo, em Ramsey, Inglaterra, do qual foi abadessa por longos anos até sua morte.

São Teodoreto de Antioquia, presbítero e mártir (†c. 362). Morto por ordem de Juliano, o Apóstata, por recusar-se a renegar a Fé.

Beato João Ângelo Porro, presbítero (†1506) Prior do mosteiro servita em Chianti, Itália. Prezou muito a vida contemplativa e ocupou-se da catequese infantil.

Beato João Bom, eremita (†1249). Na juventude, percorreu várias regiões da Itália exercendo o ofício de comediante. Aos 40 anos, converteu-se e abandonou o mundo para dar-se todo a Cristo e à Igreja.

Beato Arnoldo, religioso (†1890). Religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs falecido em Reims, França.

Beatas Maria Clotilde Ângela de São Francisco de Borja Paillot e companheiras, mártires (+1794). Virgens consagradas ursulinas, clarissas, e de Santa Brígida decapitadas, por ódio a fé, em Valence durante a Revolução Francesa.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 4, 1-6

Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

Salmo responsorial:   Sl 23(24), 1-2.3-4qb.5-6 (R/. cf.6)
R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares e, sobre as águas, a mantém inabalável. R.

3“Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” 4a“Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime. R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador.” 6“É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face.” R.
Evangelho: Lc 12,54-59

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo, daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui