Dia 23 de novembro

0
104

Segunda-feira da 34ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

São Clemente – Basílica de São Marcos, Veneza (Itália)

São Clemente I, Papa e mártir. Terceiro sucessor de São Pedro, sofreu o martírio sob o império de Domiciano, em 97.

São Trudão, presbítero (†cerca de 690). Entregou todos os seus bens à Igreja de Metz e fundou ali um mosteiro, no qual reuniu muitos discípulos. Morreu em Saint-Trond, Bélgica.

São Columbano, abade (†615). Monge irlandês, pregou o Evangelho em diversos reinos da Gália e fundou vários mosteiros, um dos quais o de Bóbio, onde morreu.

Santa Lucrécia, mártir (s. IV). Martirizada em Mérida, Espanha, durante a as perseguições no tempo do Império.

Santa Cecília Yu So-sa, mártir (†1839).Viúva quase octogenária encarcerada durante a perseguição na Coréia, morreu esgotada em consequência dos numerosos espancamentos a que foi submetida.

Beato Miguel Agostinho Pro, presbítero e mártir (†1927). Sacerdote jesuíta, condenado sem processo e fuzilado no México durante a perseguição contra a Igreja.

Beata Maria Cecília Cendoya y Araquistain, virgem e mártir (†1936). Religiosa visitandina fuzilada durante a Guerra Civil espanhola, em Madri.

Beata Henriqueta Alfieri, virgem (†1951). Religiosa das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, que exerceu seu apostolado junto aos encarcerados, em Milão, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

 

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ap 14,1-3.4b-5

Eu, João, 1tive esta visão: o Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião. Com ele, os cento e quarenta e quatro mil que tinham a fronte marcada com o nome dele e o nome do seu Pai. 2Ouvi uma voz que vinha do céu; parecia o barulho de águas torrenciais e o estrondo de um forte trovão. O ruído que ouvi era como o som de músicos tocando harpa. 3Estavam diante do trono, diante dos quatro seres vivos e dos anciãos, e cantavam um cântico novo. Era um cântico que ninguém podia aprender; só os cento e quarenta e quatro mil marcados, que foram resgatados da terra. 4Eles seguem o Cordeiro aonde quer que vá. Foram resgatados do meio dos homens, como primeira oferta a Deus e ao Cordeiro. 5Na sua boca nunca foi encontrada mentira. São íntegros!

Salmo responsorial:  Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6  (R/. cf.6)

R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

1.Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2.porque ele a tornou firme sobre os mares e, sobre as águas, a mantém inabalável. R.

3.“Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” 4a“Quem tem mãos puras e inocente coração, bquem não dirige sua mente para o crime. R.

5.Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador.”  6.“É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face.” R.

Evangelho: Lc 21,1-14

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui