Dia 22 de setembro

0
258

Terça-feira da 25ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Santos em destaque

Santos Maurício e companheiros, Mártires, séc. III. São Maurício comandava a Legião Tebana, constituída por cristãos. Intimados a sacrificar aos ídolos, recusaram-se, e por isso foram todos mortos a fio de espada.

São Silvano de Levroux, eremita francês, séc. V.

Santa Salaberga, abadessa (cerca de 664). Quando criança, foi curada de cegueira por São Columbano que a encaminhou para o serviço de Deus. Foi abadessa do mosteiro de São João Batista de Laon (França).

Santo Emeramo de Ratisbona, Bispo (†690).

Santo Inácio de Santhia – Convento dei Capucini (Itália)

Santo Inácio de Santhià (Vercelli), sacerdote (†1770). Frade capuchinho, incansável em atender os pecadores no confessionário e em socorrer os pobres e doentes.

Beato Otão, Bispo (†1158). Religioso cisterciense que nunca deixou de usar o hábito monacal, mesmo depois de eleito bispo de Freising, Alemanha. Adotou a reforma gregoriana.

Beato José Marchandon, presbítero e mártir (†1794). Pároco de Marsac, França, preso durante a Revolução Francesa numa embarcação em Rochefort, onde adoeceu e morreu de fome.

Beata Maria da Purificação Vidal Pastor, virgem e mártir (†1936). Católica fervorosa, sobressaía-se pelo cuidado aos enfermos e assiduidade nas cerimônias religiosas. Durante as perseguições da Guerra Civil Espanhola, foi presa, assassinada na estrada de Corbera, Valência, e sepultada quando ainda agonizava.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Leituras da Missa

Primeira leitura: Pr 21,1-6.10-13

1O coração do rei nas mãos do Senhor é como água corrente; ele o dirige para onde quer. 2O homem pensa que o seu caminho é sempre reto, mas é o Senhor quem sonda os corações. 3Praticar a justiça e o direito é mais agradável ao Senhor do que os sacrifícios. 4Olhar arrogante e coração orgulhoso, a lâmpada dos malvados não é senão o pecado. 5Os projetos do homem aplicado produzem abundância, mas todos os apressados só alcançam indigência. 6Tesouros adquiridos com língua mentirosa são ilusão passageira dos que procuram a morte. 10A alma do malvado deseja o mal, ele olha sem piedade para o seu próximo. 11Quando se castiga o zombador, aprende o imbecil, e quando o sábio é instruído, ele adquire mais saber. 12O justo observa a casa do ímpio e leva os ímpios à desgraça. 13Quem tapa os ouvidos ao clamor do pobre também há de clamar, mas não será ouvido.

Salmo responsorial:  Sl 118(119),1.27.30.34.35.44 (R/.35a)

R. Guiai-me, Senhor, no caminho de vossos preceitos!

1Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!  R.

27Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios! R.

30Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos. R.

34Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei,e de todo o coração a guardarei.  R.

35Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade. R.

44Cumprirei constantemente a vossa lei; para sempre, eternamente, a cumprirei! R.

Evangelho: Lc 8,19-21

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui